Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / As empresas por trás de grandes times de futebol

As empresas por trás dos times de futebol mais valiosos do mundo

Contrato de ‎€ 55 milhões anuais entre a Rakuten e o Barcelona é o maior da temporada

Redação
13/07/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Os times de futebol mais valiosos do mundo podem ser um excelente negócio para as marcas graças à popularidade e ao fanatismo dos torcedores – ao estampar a parte da frente das camisas dos jogadores, o patrocinador master ganha uma super exposição e tem seu nome associado a uma equipe vitoriosa.

VEJA TAMBÉM: 20 times de futebol mais valiosos do mundo

O contrário também é verdade: estabelecer contratos milionários de patrocínios é fator decisivo para levar os times ao topo da lista FORBES de clubes mais valiosos do mundo. Os 20 primeiros colocados deste ano valem, em média, US$ 1,48 bilhão, 3% a mais do que no ano passado.

Esta análise leva em conta, portanto, a característica empresarial e marqueteira dos times, ou seja, quem administra melhor as finanças e promove de forma mais eficiente a marca de modo a conseguir um lucro maior.

Veja na galeria de fotos quais são as empresas por trás dos times de futebol mais valiosos do mundo:

  • General Motors e Manchester United
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 1º

A exposição frontal da marca General Motors na camisa do Manchester United, time mais valioso do mundo, rende ‎€ 54,4 milhões anualmente, segundo informações da agência de comunicação Seven PR (alguns veículos internacionais divergem quanto ao valor, especulando que poderia chegar a € 71 milhões). Dessa forma, a GM passa a ser considerada uma das principais empresas do mundo a investir no futebol. Ao oferecer o dobro do valor pago pela empresa anterior, a GM desbancou a seguradora AON como patrocinadora master do time em 2012.
    GettyImages

    General Motors e Manchester United
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 1º

    A exposição frontal da marca General Motors na camisa do Manchester United, time mais valioso do mundo, rende ‎€ 54,4 milhões anualmente, segundo informações da agência de comunicação Seven PR (alguns veículos internacionais divergem quanto ao valor, especulando que poderia chegar a € 71 milhões). Dessa forma, a GM passa a ser considerada uma das principais empresas do mundo a investir no futebol. Ao oferecer o dobro do valor pago pela empresa anterior, a GM desbancou a seguradora AON como patrocinadora master do time em 2012.

  • Rakuten e Barcelona
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 2º

Com a assinatura do maior contrato fixo da temporada 2017/2018, a Rakuten - empresa japonesa de comércio eletrônico - desbancou a Qatar Airways, antiga patrocinadora do clube, com oferta de ‎€ 55 milhões ao ano, quase ‎€ 20 milhões a mais do que o contrato anterior. Especula-se que outras grandes empresas, como a Amazon e a Alibaba, tenham sido rejeitadas em prol da Rakuten.
    GettyImages

    Rakuten e Barcelona
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 2º

    Com a assinatura do maior contrato fixo da temporada 2017/2018, a Rakuten – empresa japonesa de comércio eletrônico – desbancou a Qatar Airways, antiga patrocinadora do clube, com oferta de ‎€ 55 milhões ao ano, quase ‎€ 20 milhões a mais do que o contrato anterior. Especula-se que outras grandes empresas, como a Amazon e a Alibaba, tenham sido rejeitadas em prol da Rakuten.

  • Emirates e Real Madrid
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 3º

A Emirates, também patrocinadora do Milan, do Arsenal e do Paris Saint Germain, tem com o Real Madrid o maior de seus contratos, de ‎€ 40 milhões anuais. A companhia aérea tem no patrocínio esportivo o pilar de sua comunicação - foi parceira da FIFA de 2004 a 2016; dá nome ao estádio do Arsenal; patrocinou os torneios de tênis US Open e Roland-Garros, além de dezenas de torneios de golfe; e fechou contratos para as Copas do Mundo de Rugby de 2015 e 2019.
    GettyImages

    Emirates e Real Madrid
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 3º

    A Emirates, também patrocinadora do Milan, do Arsenal e do Paris Saint Germain, tem com o Real Madrid o maior de seus contratos, de ‎€ 40 milhões anuais. A companhia aérea tem no patrocínio esportivo o pilar de sua comunicação – foi parceira da FIFA de 2004 a 2016; dá nome ao estádio do Arsenal; patrocinou os torneios de tênis US Open e Roland-Garros, além de dezenas de torneios de golfe; e fechou contratos para as Copas do Mundo de Rugby de 2015 e 2019.

  • T-Mobile e Bayern Munich
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 4º

Apesar de a T-Mobile estampar a camisa do Bayern Munich, acordo que rende ‎€ 28 milhões anuais ao clube, a empresa alemã de telefones móveis não é seu maior patrocinador. A Adidas, que mais do que patrocinadora é acionista - com cerca de 9% das ações do time -, fechou parceria em que pagará ao time cerca de ‎€ 900 milhões até 2030 (aproximadamente ‎€ 60 milhões por temporada), segundo o portal de notícias esportivas “Torcedores”. Somando as cifras, o time recebe uma média de R$ 296 milhões por ano.
    GettyImages

    T-Mobile e Bayern Munich
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 4º

    Apesar de a T-Mobile estampar a camisa do Bayern Munich, acordo que rende ‎€ 28 milhões anuais ao clube, a empresa alemã de telefones móveis não é seu maior patrocinador. A Adidas, que mais do que patrocinadora é acionista – com cerca de 9% das ações do time -, fechou parceria em que pagará ao time cerca de ‎€ 900 milhões até 2030 (aproximadamente ‎€ 60 milhões por temporada), segundo o portal de notícias esportivas “Torcedores”. Somando as cifras, o time recebe uma média de R$ 296 milhões por ano.

  • Anúncio publicitário
  • Etihad Airways e Manchester City
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 5º

A companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos Etihad Airways é a maior patrocinadora do Manchester City desde 2009 - a parceria fez até com o que estádio do clube recebesse o nome de “Etihad Stadium”. O acordo de 10 anos e £ 400 milhões, conforme reportado no jornal “The Guardian”, reforça a posição do Manchester como time com um poder financeiro sem precedentes.
    GettyImages

    Etihad Airways e Manchester City
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 5º

    A companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos Etihad Airways é a maior patrocinadora do Manchester City desde 2009 – a parceria fez até com o que estádio do clube recebesse o nome de “Etihad Stadium”. O acordo de 10 anos e £ 400 milhões, conforme reportado no jornal “The Guardian”, reforça a posição do Manchester como time com um poder financeiro sem precedentes.

  • Emirates e Arsenal
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 6º

Uma das parcerias mais fortes e longas no mundo do esporte, o contrato entre a Emirates e o Arsenal começou em 2004 e acaba de ser estendido até 2019. O acordo, que segundo o website do próprio clube vale £ 150 milhões, determina que o estádio se chame “Emirates Stadium” até 2028 e que a escola de futebol do Arsenal em Dubai seja mantida.
    GettyImages

    Emirates e Arsenal
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 6º

    Uma das parcerias mais fortes e longas no mundo do esporte, o contrato entre a Emirates e o Arsenal começou em 2004 e acaba de ser estendido até 2019. O acordo, que segundo o website do próprio clube vale £ 150 milhões, determina que o estádio se chame “Emirates Stadium” até 2028 e que a escola de futebol do Arsenal em Dubai seja mantida.

  • Yokohama e Chelsea
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 7º

A parceria, que começou em 2015 e tem duração prevista de 5 anos, rende ao Chelsea £ 40 milhões anuais, de acordo com o website da fabricante japonesa de pneus.
    GettyImages

    Yokohama e Chelsea
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 7º

    A parceria, que começou em 2015 e tem duração prevista de 5 anos, rende ao Chelsea £ 40 milhões anuais, de acordo com o website da fabricante japonesa de pneus.

  • Standard Chartered e Liverpool
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 8º

Um dos contratos mais lucrativos da Premier League, a parceria entre o Liverpool e o banco britânico Standard Chartered, prevista para durar até 2019, vale £ 30 milhões anuais, de acordo com o jornal “Telegraph”. Ao final deste período, o contrato entre as empresas terá durado quase uma década.
    GettyImages

    Standard Chartered e Liverpool
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 8º

    Um dos contratos mais lucrativos da Premier League, a parceria entre o Liverpool e o banco britânico Standard Chartered, prevista para durar até 2019, vale £ 30 milhões anuais, de acordo com o jornal “Telegraph”. Ao final deste período, o contrato entre as empresas terá durado quase uma década.

  • Fiat e Juventus
Posição do time no ranking dos mais valiosos: 9º

Por meio da marca Jeep, a Fiat renovou seu antigo contrato com a Juventus em seis anos, até a temporada de 2020/2021. O acordo, segundo o portal “SportsPro”, vale ‎€ 17 milhões por temporada, com bônus adicionais baseados em performance. Além disso, a montadora vai fornecer veículos para o clube.
    GettyImages

    Fiat e Juventus
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 9º

    Por meio da marca Jeep, a Fiat renovou seu antigo contrato com a Juventus em seis anos, até a temporada de 2020/2021. O acordo, segundo o portal “SportsPro”, vale ‎€ 17 milhões por temporada, com bônus adicionais baseados em performance. Além disso, a montadora vai fornecer veículos para o clube.

  • AIA e Tottenham Hotspur
Posição do time no ranking das mais valiosos: 10º

O acordo original entre a seguradora AIA e o Tottenham Hotspur, de £ 16 milhões ao ano, foi estendido até 2022, de acordo com o jornal londrino “Evening Standard”.
    GettyImages

    AIA e Tottenham Hotspur
    Posição do time no ranking das mais valiosos: 10º

    O acordo original entre a seguradora AIA e o Tottenham Hotspur, de £ 16 milhões ao ano, foi estendido até 2022, de acordo com o jornal londrino “Evening Standard”.

    GettyImages

    General Motors e Manchester United
    Posição do time no ranking dos mais valiosos: 1º

    A exposição frontal da marca General Motors na camisa do Manchester United, time mais valioso do mundo, rende ‎€ 54,4 milhões anualmente, segundo informações da agência de comunicação Seven PR (alguns veículos internacionais divergem quanto ao valor, especulando que poderia chegar a € 71 milhões). Dessa forma, a GM passa a ser considerada uma das principais empresas do mundo a investir no futebol. Ao oferecer o dobro do valor pago pela empresa anterior, a GM desbancou a seguradora AON como patrocinadora master do time em 2012.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • esporte
    • futebol
    • negócios

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Destaque 1

      Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

    • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
      Forbes Money

      Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

    Últimas Notícias

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

    • Foto do Papa Leão XVI

      O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.