O empresário de tecnologia Elon Musk disse nesta quinta-feira (20) que recebeu aprovação “verbal” para começar a construir um sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade conectando Nova York e Washington, capaz de reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades norte-americanas para cerca de meia hora.
LEIA TAMBÉM: Musk publica foto do primeiro Model 3 a sair da linha de montagem
Musk, o presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla e da empresa de foguetes espaciais SpaceX, procura revolucionar o transporte enviando passageiros e cargas em viagens através de um sistema interurbano de tubos gigantes de baixa pressão conhecido como “hyperloop”.
O executivo recentemente iniciou um projeto, a Boring Company, para construir túneis de transporte para o sistema, que ele diz que seria muito mais rápido do que os trens atuais de alta velocidade e usaria propulsão eletromagnética.
Musk disse em seu Twitter nesta quinta-feira que “acabou de receber a aprovação verbal do governo para a Boring Company construir um hyperloop subterrâneo”. Segundo ele, a estrutura sairia de Nova York e passaria por Filadélfia e Baltimore antes de chegar a Washington, em um percurso de 29 minutos.
VEJA MAIS: Elon Musk se retira de Conselho de Donald Trump
O trem Acela de alta velocidade da Amtrak leva cerca de três horas para fazer a viagem entre as duas cidades, se não tiver atrasos.
Sem entrar em detalhes, Musk também tuitou que o primeiro conjunto de túneis seria para “aliviar o maior congestionamento urbano de Los Angeles”, acrescentando que a empresa “provavelmente” construirá um hyperloop de Los Angeles para San Francisco e outro no Texas. “Centro da cidade para centro da cidade em cada caso, com até uma dúzia ou mais de elevadores de entrada/saída em cada cidade”, escreveu ele.
Musk reconheceu que ainda há “muito trabalho” para ser feito antes da aprovação formal, mas disse que está otimista.
Sinalizando que as mensagens de Musk podem ser prematuras, o secretário de imprensa do prefeito de Nova York, Bil de Blasio, respondeu na rede social: “Isso é novidade para a prefeitura”.
E MAIS: Bilionário Elon Musk quer levar pessoas a Marte até 2025
Ao viajar em tubos de vácuo com amortecedores magnéticos, os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, tornando-se mais rápidos e mais baratos de operar, dizem os apoiadores da ideia. Uma série de startups começou a desenvolver a tecnologia, apesar das preocupações com o custo e praticidade.
Em seu site, a Boring Company disse que seu objetivo é reduzir os custos em, pelo menos, 10 vezes. Alguns projetos de túneis atualmente custam até US$ 1 bilhão por 1,6 quilômetro, disse a companhia.
Em 2013, Musk disse que um hyperloop entre Los Angeles e San Francisco custaria menos de US$ 6 bilhões e levaria de sete a dez anos para ser finalizado.
A Boring Company não respondeu aos pedidos de comentários.