A Fender Musical Instruments Corp, cujas guitarras elétricas foram usadas por artistas como Jimi Hendrix e a banda Nirvana, está entrando no negócio do software com um aplicativo para aulas de guitarra.
LEIA MAIS: Paul McCartney faz acordo sobre direitos de músicas dos Beatles
A empresa de Scottsdale, no Arizona, está lançando o “Fender Play”, um sistema online para o aprendizado do instrumento que o diretor-executivo Andy Mooney, um veterano da Nike e da Disney, espera que seja capaz de reduzir o número de desistências entre aspirantes a guitarristas. Ele disse que 45% das guitarras da empresa são vendidas a iniciantes, mas que 90% deles abandonam o instrumento dentro de um ano e jamais se tornam clientes frequentes.
“Os 10% que vão além do primeiro ano possuem uma média de sete guitarras”, disse Mooney em uma entrevista. “Quando reunimos os dados e analisamos os fatos, pensamos: ‘Ah meu Deus, se simplesmente reduzíssemos o índice de desistência mesmo em 10%, talvez pudéssemos dobrar o tamanho da indústria”.
O mercado de instrumentos musicais cresceu 9% nos últimos cinco anos e vendeu US$ 7,1 bilhões no varejo, mas continua bem abaixo do pico de US$ 7,7 bilhões de 2005, de acordo com dados da revista “The Music Trades”.
Após uma apresentação gratuita, o Fender Play cobra US$ 19,99 por mês e consiste de uma série de vídeo-aulas que pressupõe desconhecimento do assunto. Mooney disse que seu modelo foi o Lynda.com, a plataforma de aprendizagem online adquirida pelo LinkedIn por US$ 1,5 bilhão que desafiou as expectativas de que não conseguiria competir com os vídeos gratuitos da internet.