O Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior companhia de varejo do país, teve lucro líquido consolidado de R$ 169 milhões no segundo trimestre, ante prejuízo de R$ 583 milhões um ano antes. O resultado foi apoiado pelo desempenho da bandeira de atacarejo Assaí e contabilização de créditos fiscais.
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A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado consolidado do segundo trimestre saltou 73,4% sobre um ano antes, para R$ 967 milhões.
A área de multivarejo, que abriga as bandeiras de supermercados Pão de Açúcar e Extra, teve alta de 94,5% no Ebitda ajustado, a R$ 758 milhões; enquanto a divisão Assaí teve crescimento de 42,7% no período, para R$ 239 milhões.
Segundo o balanço, o GPA registrou no segundo trimestre ganhos tributários decorrentes de ressarcimento de ICMS que tiveram impacto positivo de R$ 447 milhões na margem bruta da divisão multivarejo, que encerrou junho em 34,4% ante 29,3% no mesmo período de 2016.
A empresa previu margem Ebitda de cerca de 5,5% em 2017, “sustentada por expansão da rentabilidade no Assaí e estabilidade no multivarejo” e investimentos de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.