A PepsiCo divulgou nesta terça-feira (11) um lucro trimestral melhor do que o esperado, beneficiada por preços maiores de refrigerantes e petiscos na América do Norte e pela venda de fatia minoritária na engarrafadora britânica Britvic.
LEIA MAIS: Lucro da PepsiCo supera estimativas com demanda por lanches e bebidas saudáveis
A receita da PepsiCo no segmento de bebidas na América do Norte, o maior da companhia, subiu 2% no segundo trimestre, para US$ 5,24 bilhões. Já o volume de vendas ficou estável no período, de acordo com a empresa.
Na divisão Frito-Lay na América do Norte, a receita aumentou 3% no trimestre encerrado em 17 de junho, ajudada pela alta de 1% dos volumes e de 3% dos preços.
A PepsiCo e a rival Coca-Cola concentraram-se na venda de pacotes menores e com maiores margens em mercados desenvolvidos, reduzindo a promoção de grandes descontos, à medida que buscam minimizar o impacto da queda na demanda por bebidas gasosas.
Em maio, a PepsiCo anunciou a venda de sua fatia minoritária de 4,5% na engarrafadora britânica Britvic por valor não informado.
VEJA TAMBÉM: 16 marcas de comida e bebida mais valiosas do mundo
O lucro líquido atribuído a PepsiCo subiu para US$ 2,11 bilhões, ou US$ 1,46 por ação, ante US$ 2,01 bilhões, ou US$ 1,38 por ação, um ano antes. Sem considerar itens extraordinários, a companhia lucrou US$ 1,50 por ação.
A receita trimestral teve crescimento de 2,1%, para US$ 15,71 bilhões.
Analistas, em média, previam lucro de US$ 1,40 por ação sobre receita de US$ 15,6 bilhões, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.