Líderes trabalham com um número imenso de parceiros. Eles podem até se relacionar com vendedores e clientes regularmente, mas, com certeza, as relações mais importantes são aquelas que envolvem outros líderes da mesma empresa.
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Ainda que esse tipo de parceria seja um ponto crítico, é também desafiador. Uma das uniões mais famosas de todas, entre Bill Gates e Steve Ballmer, é um exemplo dos aspectos positivos e negativos desses relacionamentos nos 33 anos de trabalho conjunto na Microsoft. Apesar de os dois terem se distanciado, a sua associação e os projetos que criaram contribuíram para fazer da Microsoft a empresa bilionária que é hoje.
Com base nisso, o canal de notícias “CNBC” elaborou uma série de dicas para aprender com os sucessos e falhas de Gates e Ballmer e usar um relacionamento forte entre parceiros de negócios para criar uma cultura empresarial invejável. Veja na galeria de fotos:
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iStock Liderança forte
Nem Gates, nem Ballmer podem ser acusados de fraqueza enquanto líderes. Uma liderança forte expõe as qualidades que os dirigentes querem em seus funcionários. Por isso, é fundamental não apenas contratar executivos cujos valores estejam alinhados, mas também investir em seu desenvolvimento pessoal como líder e no desenvolvimento daqueles à sua volta.Esses relacionamentos bem-sucedidos fazem as companhias prosperarem. Na empresa de branding e design Carbone Smolan Agency, por exemplo, os sócios Ken Carbone e Leslie Smolan têm trabalhado juntos há 35 anos, e até já escreveram um livro sobre o que faz com que sua parceria nos negócios funcione. Ainda que os dois, às vezes, tenham ideias diferentes sobre a empresa e seu futuro, o fato de continuarem apoiando um ao outro e sempre quererem o melhor para o negócio é a cola que mantém tudo em pé.
Quando os integrantes da sua equipe te enxergam como alguém que eles querem imitar, dedicam-se mais à empresa e uns aos outros. Se você espera que seus funcionários trabalhem duro e se dediquem, ao mesmo tempo em que você falha ao mostrar a eles a mesma dedicação, espere por altas taxas de rotatividade e queda na qualidade do trabalho.
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iStock Comunicação aberta
Comunicação contínua é crítica para qualquer relacionamento – algo com que Gates e Ballmer sofreram nos últimos anos de sua relação. Marcus Lemonis, do reality show “The Profit”, do “CNBC”, diz: “Meu conselho para as pessoas que sentem que estão em um relacionamento ou parceria que está se desfazendo é melhorar a comunicação, tornando-a mais frequente e mais profunda”.Lemonis pontua que a comunicação pode ser fácil quando o dinheiro está entrando e tudo parece estar indo bem, mas é ainda mais importante durante momentos desafiadores.
Como proprietário de um negócio, encorajar a comunicação de duas vias e ser completamente transparente com seu time permite que você receba feedbacks honestos, que podem ajudá-lo a tomar decisões mais eficazes enquanto impulsiona o negócio para frente. Igualmente importante é ser honesto com seus parceiros – se a união ruir, a empresa corre o risco de ruir também.
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iStock Reconhecimento e gratidão ao time
Demonstrar gratidão é um ponto-chave para construir lealdade e confiança em qualquer relacionamento. Na verdade, é tão importante que organizações nos Estados Unidos gastam mais de US$ 77 bilhões por ano com programas de incentivo para motivar e recompensar funcionários. Reconhecer as contribuições de todos os integrantes do seu time – e o tempo e a energia que vendedores e consultores terceirizados colocam nos relacionamentos que têm com você – vai ajudá-lo a criar laços que duram mais do que os termos de um contrato ou o tempo de um projeto.Na bluemedia, especializada em impressão em grandes formatos para algumas das marcas e times esportivos mais conhecidos, o presidente, Darren Wilson, aposta em uma abordagem focada em pessoas quando constrói uma parceria de longa duração. Este ano, a empresa comemora o 20º aniversário da ligação com seus quatro parceiros-chave. Desde então, a bluemedia cresceu a ponto de se tornar líder na indústria de sinalização nos Estados Unidos. De acordo com Wilson, os funcionários serviram como base para a duradoura parceria e para o sucesso empresarial.
Construir uma atitude de ajuda e gratidão internamente vai, inevitavelmente, afetar a maneira como você trata clientes, o que levará a um aumento na satisfação dos mesmos. Independentemente da indústria, empresas que entendem que as pessoas são seu principal ativo vão certamente prosperar.
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iStock Lidar com conflitos imediatamente
Conflitos são inevitáveis, não importa quão forte uma parceria seja – na verdade, 85% dos funcionários dizem já ter passado por algum embate no ambiente de trabalho. Mas eles podem ser antecipados e minimizados. Ballmer enfatizou a importância do respeito na comunicação entre ele e Gates, declarando que ambos tinham um “relacionamento fraterno nas partes boas e ruins”.Se você estiver sendo consciente em relação a uma comunicação efetiva e aberta, conflitos em potencial devem ser rapidamente identificados e discutidos com gentileza e respeito. Considere utilizar técnicas como escuta ativa ou recorrer a um terceiro para oferecer uma perspectiva de fora.
Toda vez que você for capaz de demonstrar os valores-chave de sua empresa, como integridade ou respeito, você fortalecerá a cultura corporativa. Assim, quando o conflito for abordado como um aspecto inevitável – mas solucionável – dos negócios, transforma-se em uma oportunidade de colocar seus valores em prática e fortalecer os laços que mantêm seu time unido.
Independentemente de quanto a natureza do trabalho continue a mudar, relacionamentos fortes continuarão a ser um ponto-chave dos bons negócios. Parcerias fortes entre os líderes levam a parcerias fortes entre os times e a uma cultura de colaboração em toda a empresa. Negócios que entendem isso e estabelecem uma cultura que apoia a criação de relacionamentos vão triunfar.
Liderança forte
Nem Gates, nem Ballmer podem ser acusados de fraqueza enquanto líderes. Uma liderança forte expõe as qualidades que os dirigentes querem em seus funcionários. Por isso, é fundamental não apenas contratar executivos cujos valores estejam alinhados, mas também investir em seu desenvolvimento pessoal como líder e no desenvolvimento daqueles à sua volta.
Esses relacionamentos bem-sucedidos fazem as companhias prosperarem. Na empresa de branding e design Carbone Smolan Agency, por exemplo, os sócios Ken Carbone e Leslie Smolan têm trabalhado juntos há 35 anos, e até já escreveram um livro sobre o que faz com que sua parceria nos negócios funcione. Ainda que os dois, às vezes, tenham ideias diferentes sobre a empresa e seu futuro, o fato de continuarem apoiando um ao outro e sempre quererem o melhor para o negócio é a cola que mantém tudo em pé.
Quando os integrantes da sua equipe te enxergam como alguém que eles querem imitar, dedicam-se mais à empresa e uns aos outros. Se você espera que seus funcionários trabalhem duro e se dediquem, ao mesmo tempo em que você falha ao mostrar a eles a mesma dedicação, espere por altas taxas de rotatividade e queda na qualidade do trabalho.