“Eu gostaria que as mulheres criassem um novo formato de atuação, com base no coletivo e no compartilhamento.” O desejo foi manifestado por Chieko Aoki, proprietária da rede hoteleira Blue Tree Hotels, durante uma conversa com FORBES na qual falou sobre empreendedorismo feminino.
A empresária aproveitou a oportunidade para dar algumas dicas para as pessoas que desejam começar seu próprio negócio. Suas recomendações estão inseridas em uma proposta de mudança de valores sociais, que contempla a necessidade de um mundo mais ético, onde as pessoas tenham também um propósito, especialmente no momento de “empreender”. De acordo com ele, este propósito, quando bem definido, serve de combustível para enfrentar – e vencer – as dificuldades que os empreendedores enfrentam diariamente.
Veja, a seguir, as 5 recomendações da empresária para quem deseja empreender:
-
iStock 01. Coloque o plano em prática
Um plano pequeno ou grande é exatamente a mesma coisa se não for colocado em prática. Comece pensando que “a plantação de uma árvore por dia leva, um dia, a uma floresta”. O sonho pode ser grande, desde que se tenha o pé no chão.
-
iStock 02. Saiba pedir ajuda
Chieko aconselha as pessoas a resolverem as dificuldades, inicialmente, sozinhas. Solicite ajuda somente quando não estiver conseguindo realizar determinada tarefa dentro de suas possibilidades. Pedir informação e fazer networking também são ações importantes. Quanto mais envolvimento com outras pessoas, melhor. Ouvir e compartilhar ajuda muito.
-
iStock 03. Seja realista
Empreendedorismo não é fácil, e é preciso estar ciente disso. Sonhar é permitido, mas é preciso ser realista. Cada vez que você se consola, ao mesmo tempo tem que se cobrar.
-
iStock 04. Tenha um propósito (sonho)
Quando se tem um sonho grande, significa que se tem um propósito. Caso não tenha, encontre um. Na visão de Chieko, abrir um negócio apenas para ganhar dinheiro não é o caminho, pois quando as dificuldades surgirem vai ser mais difícil superá-las. O propósito possibilita superar os obstáculos, pois está além do dinheiro e do sacrifício.
-
Anúncio publicitário -
iStock 05. Foque no cliente
É preciso ter zelo com o cliente, colocá-lo no centro do seu negócio e buscar sempre a sua satisfação.
01. Coloque o plano em prática
Um plano pequeno ou grande é exatamente a mesma coisa se não for colocado em prática. Comece pensando que “a plantação de uma árvore por dia leva, um dia, a uma floresta”. O sonho pode ser grande, desde que se tenha o pé no chão.