Alguns dos maiores nomes do mundo dos negócios utilizam um truque surpreendentemente antigo para se organizarem e aumentarem a produtividade, revelou o site do “Business Insider”. O cofundador da Microsoft, Bill Gates, o fundador da Virgin, Richard Branson, e a chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, não se separam nunca de seus cadernos de anotações.
LEIA TAMBÉM: Conheça a rotina diária de Bill Gates
Gates e Branson têm, sempre à mão, papel e caneta para anotar suas ideias. Dessa forma, os dois magnatas conseguem manter o controle e lembrar de todos os insights que surgem ao longo do dia. “Eu não posso dizer onde eu estaria se eu não tivesse papel e caneta à disposição para anotar minhas ideias o mais rápido possível”, revelou Branson em um post nas redes sociais.
Já Sheryl Sandberg utiliza seu caderno para fazer uma espécie de planejamento diário. Ela faz uma lista de todas as coisas que precisa fazer e vai arrancando as páginas conforme cumpre cada uma delas. Segundo a executiva, é uma maneira de ficar motivado e ter disciplina – não existe nada mais satisfatório do que riscar tudo da lista de coisas que você precisa fazer.
VEJA MAIS: Os extravagantes hábitos de 22 líderes bem-sucedidos
O palestrante do TED, Damon Brown, afirmou que escrever ajuda a filtrar nossos pensamentos, lembrar de ideias e insights e articular o abstrato. O empreendedor e coach Drew Hansen defende que a chave é sempre anotar seus pensamentos o mais rápido possível. “Você acha que vai lembrar de tudo, mas não vai”, diz.
A técnica pode parecer um pouco fora de moda, mas funciona.