A Netshoes teve prejuízo líquido de R$ 35,2 milhões no segundo trimestre, alta de 4,8% sobre o resultado apurado um ano antes, informou a varejista online brasileira na noite de segunda-feira (14).
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Apesar disso, a empresa, que promoveu uma oferta pública inicial de ações em abril nos Estados Unidos, terminou junho com alta de 20,8% na base de usuários cadastrados sobre um ano antes, para 20 milhões, enquanto a base de clientes ativos subiu 18%, a 5,9 milhões.
A companhia afirmou que “em um contexto marcado por tendências de consumo desfavoráveis”, adotou estratégica de expandir investimentos em marketing e oferecer descontos sobre uma seleção de produtos, o que gerou ganhos em participação de mercado.
A Netshoes apurou receita líquida de R$ 461 milhões, alta de 15% sobre o segundo trimestre do ano passado.
As vendas brutas no conceito GMV subiram 26% no período, a R$ 630,7 milhões, impulsionadas por aumento de 25% no número de pedidos faturados, afirmou a companhia.
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A Netshoes terminou junho com dívida total de R$ 365,1 milhões, dos quais 31% de curto prazo. A empresa apurou caixa líquido de R$ 94,3 milhões no período ante dívida líquida de R$ 184,3 milhões no segundo trimestre de 2016.
A empresa afirmou que “com os recursos da oferta [de ações] e aproveitando o cenário de queda da taxa de juros de mercado, está otimizando seu balanço por meio da contratação de novas linhas de crédito mais atrativas de longo prazo e está renegociando termos e condições dos contratos de dívida existentes”.
Em julho, a Netshoes contratou uma de linha de crédito especial com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no valor de quase R$ 80 milhões para “financiar futuras iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”.
Entre as iniciativas de tecnologia está a implementação de plataforma integrada de vendas no México e na Argentina. A expectativa da Netshoes é que no final do terceiro trimestre deste ano a companhia tenha todas as lojas online no Brasil, Argentina e México integradas na mesma plataforma.