Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Suzano vai esperar até setembro para decidir sobre reajustes em preços de celulose

Suzano vai esperar até setembro para decidir sobre reajustes em preços de celulose

De acordo com diretor da companhia, este não é o momento certo para implementar reduções, uma vez que os estoques estão abaixo da média histórica

Redação, com Reuters
03/08/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

De acordo com diretor da companhia, este não é o momento certo para implementar reduções, uma vez que os estoques estão abaixo da média histórica (iStock)

A Suzano Papel e Celulose vai esperar até setembro para ter uma visão mais clara sobre a relação de oferta e demanda no mercado global de celulose, enquanto tenta implementar para a China reajustes anunciados em junho, afirmou o diretor da área, Carlos Aníbal de Almeida Jr., nesta quinta-feira (3).

LEIA TAMBÉM: Suzano tem queda de 79% no lucro do 2º tri

A companhia vem implementando sucessivos aumentos de preços na Ásia desde outubro, mas o reajuste anunciado no fim de junho ainda não foi totalmente aplicado, apesar dos pedidos de clientes em julho terem sido maiores que os do mês anterior. “Há um movimento de compradores para reduzir o preço, mas isso vem no momento errado porque os estoques estão abaixo da média histórica”, disse Aníbal em teleconferências com analistas e jornalistas após resultado de segundo trimestre divulgado na noite desta quarta-feira (2).

Alguns dos maiores produtores do mundo, como CMPC, Eldorado e a própria Suzano, decidiram fazer paradas de manutenção no segundo semestre, o que deve ajudar a reduzir a oferta.

Segundo Aníbal, a parada de manutenção na Suzano ocorrerá na unidade de Imperatriz (MA), em 20 de agosto, e terá como foco uma modernização de equipamentos. Ele não estimou quanto tempo vão durar os trabalhos, mas disse que a iniciativa vai reduzir a oferta no terceiro trimestre em 100 mil toneladas, algo que o presidente da Suzano, Walter Schalka, avalia que deve ajudar a reduzir a pressão da oferta.

VEJA MAIS: David Feffer é eleito diretor presidente da Suzano Holding

Sobre as negociações dos controladores da rival Eldorado Brasil para vender a empresa, Schalka não avalia que um fechamento do negócio para a chilena Arauco irá pressionar para baixo o panorama de preços. “Se a Eldorado passar a vender a preços menores, quem vai perder valor é ela, porque ela já está produzindo a plena capacidade”, disse o presidente da Suzano.

Por outro lado, “certamente uma redução no número de participantes vai gerar situação onde exista uma maior disciplina de oferta e maior criação de valor para todos”, afirmou Schalka, reiterando que a empresa tem interesse na Eldorado, mas não é compradora natural da fabricante por causa de baixo nível de sinergias que seriam obtidas.

PAPEIS SANITÁRIOS

Shalka afirmou que a companhia está dentro do cronograma para iniciar no terceiro trimestre a produção de rolos grandes de papéis sanitários, conhecidos como “jumbo rolls”, na fábrica de Mucuri (BA), e em Imperatriz no quarto trimestre. O objetivo é iniciar a venda do produto a consumidores finais a partir de janeiro, com marca própria, nas regiões Norte e Nordeste.

E MAIS: Fibria tem prejuízo no 2º trimestre

O produto marcará uma nova fonte de receita para uma companhia que até agora tem mais tradição na produção de papeis para escrever e embalagens, além de celulose.

Schalka comentou que o início da venda dos produtos de papel tissue, ou sanitários, deverá “gerar um aumento importante em nossa geração de caixa”, mas não deu detalhes.

A Suzano manteve previsão de investimento de R$ 1,8 bilhão neste ano, sendo R$ 1,1 bilhão em manutenção e em “competitividade estrutural e negócios adjacentes”, após R$ 1,6 bilhão em 2016. O presidente da Suzano evitou projeção para 2018, mas afirmou que o nível de investimento em manutenção deve ficar semelhante ao deste ano. “Não temos nenhum grande projeto para implementar no ano que vem”, disse o executivo.

Às 14h09, a ação da Suzano caía 1,5%, enquanto o Ibovespa mostrava baixa de 0,54%. Os papéis dispararam 7,4% na terça-feira (1), depois que a empresa divulgou que aprovou plano para migrar para o Novo Mercado, da B3, sem que os controladores cobrem um prêmio para levarem a empresa para o nível máximo de governança corporativa, como costuma acontecer em operações como esta.

“Nosso objetivo não é ser maior, é ser melhor…Queremos ter roics (sigla em inglês para retorno sobre capital investido) melhores no futuro. Estamos trabalhando em várias alternativas e, em todas elas, é requerimento provocar um aumento de roic, de retorno”, disse Schalka ao ser questionado sobre eventuais operações de fusão e aquisição envolvendo a Suzano.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • celulose
  • suzano

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

  • Líderes Mundiais Reagem após Anúncio de Novo Papa: Veja Quem Já se Manifestou

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.