Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Veja as dicas da Google para abrir uma startup

Veja as dicas da Google para abrir uma startup

Em sua passagem por São Paulo, o gerente global do Google Campus, Amrit Dhir, conversou com FORBES sobre empreendedorismo

Leandro Manzoni
31/08/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

Em sua passagem por São Paulo, o gerente global do Google Campus, Amrit Dhir, conversou com FORBES sobre empreendedorismo (iStock)

Empreendedorismo e startups são duas palavras que estão na moda. Há uma proliferação de especialistas e consultores que ensinam a transformar uma ideia em uma solução inovadora disponível no mercado, mas poucas pessoas têm realmente gabarito para falar com propriedade sobre o assunto. Este é o caso de Amrit Dhir, gerente global de operações do Google Campus.

LEIA MAIS: Bill Gates e Richard Branson investem em startup de “carne limpa”

Ele esteve em São Paulo no início de agosto para participar do evento Friends of Tomorrow, promovido pela Aerolito, empresa de atividades criativas e futuristas. Depois da sua apresentação, Dhir falou, com exclusividade, com FORBES, sobre empreendedorismo, o ecossistema de inovações e o papel do Google no setor.

Como o Google impulsiona o empreendedorismo no mundo?
A empresa tem uma fantástica ferramenta de suporte ao empreendedorismo ao redor do mundo, disponível por meio da plataforma Google for Entrepreneurs. Focamos, basicamente, em duas formas de atuação. A primeira é a parceria. Nos associamos a aceleradoras, espaços de coworking e ventures capital ao redor do mundo, especificamente em locais e cidades onde já há comunidades de inovação instaladas. Trabalhamos e damos apoio para que nossos parceiros se conectem entre eles e com os recursos que o Google pode oferecer. E estamos aumentando a capilaridade deste modelo, com dezenas de parcerias pelo mundo. A segunda iniciativa é o Campus, que é de minha responsabilidade. É uma experiência formidável, já que é uma imersão no ecossistema do empreendedorismo inovador nas cidades em que estamos, além de ser um espaço de encontro para co-fundadores, de organização de eventos, desenvolvimento da comunidade e lançamento de produtos. O primeiro Campus foi em Londres, há cinco anos, e em seguida instalamos outro em Tel-Aviv (Israel).

Há mais oportunidades de criar uma startup hoje do que na época em que o Google foi lançado?
Atualmente as pessoas conversam mais sobre o assunto, é o que vemos nas comunidades nas quais estamos imersos e isso é positivo. Era esse ambiente, por exemplo, que vi em Varsóvia (Polônia), onde estive nos últimos seis meses. Esse período na cidade polonesa foi inspirador, vi como as conversas se desenvolvem. Percebemos que a aceleração de um ecossistema está relacionada com as conversas que surgem no ambiente. Além disso, percebe-se que há um movimento de amigos, familiares, mentores e professores querendo se tornar empreendedores.

VEJA TAMBÉM: Saiba quem são os agentes que atuam no efervescente universo das startups

Quais são as iniciativas do Google para auxiliar o empreendedorismo no espaço online?
Temos várias equipes que desenvolvem ferramentas para startups. Há, por exemplo, o Google Cloud, o Adword, financiamos startups por meio da Google Ventures. São muitos exemplos da empresa trabalhando com empreendedorismo. Temos prioridade nas parcerias e nos Campus. As parcerias são para dar o empoderamento para quem conhece a comunidade de perto nos locais onde não há Campus.

Quais seriam os seus conselhos para quem está planejando começar uma startup?
Em primeiro lugar, desafie o que você acha que são os seus segredos. Eu sempre menciono que startups gostam de operar no piloto automático. Isso acontece, em parte, devido a motivações próprias, mas também por causa da preocupação de que alguém possa roubar as ideias. Algo que eu aprendi no Google é que o compartilhamento não é fácil. Dividir a sua ideia e opinião permite às pessoas darem uma nova visão e sugestões que podem te desafiar, te tirar da zona de conforto, mesmo se elas não forem da sua área de atuação – o que pode ser muito benéfico. O segundo conselho é fazer parte de uma comunidade. Há um mito de que startups nascem e crescem dentro de uma garagem. O Google começou assim, com Larry Page e Sergey Brin trabalhando em uma garagem. O mais importante, entretanto, da história dos dois é que eles não trabalhavam isoladamente, eles estavam conectados à comunidade da Universidade de Stanford, onde ficavam seus professores e mentores. Além disso, havia a comunidade do Vale do Silício, onde tinha outros empreendedores e investidores para apoiá-los, o que foi essencial para o crescimento do Google. A ideia de comunidade é como vemos o Campus. Ache ou construa a sua, encoraje outros empreendedores a fazerem o mesmo, pode ser de maneira física ou online, desde que se tenha o essencial: o aprendizado e a troca de ideias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empreendedorismo
  • google
  • startup

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.