Seguradoras começam nas próximas semanas a vender no Brasil apólices que incluem serviços de assistência contra riscos cibernéticos como os oriundos de ofensas na internet, o chamado ciberbullying.
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O produto deve chegar embarcado em seguros como de vida, automotivo e residencial, inicialmente vendidos por seguradoras internacionais como a Zurich e a Allianz, repetindo uma combinação que já oferecem na Europa.
O serviço envolve o cadastramento de dados do cliente em uma plataforma digital que, a partir de então, passa a monitorar de forma ininterrupta a veiculação de informações do assistido na internet, incluindo redes sociais. “Quando a ferramenta encontra alguma menção à pessoa, o sistema automaticamente emite um alerta”, disse Mário de Almeida, gerente de marketing da Mondial Assistance, empresa que prestará o serviço no país.
A assistência inclui também orientação para o segurado resolver o problema por conta própria, mas, em último caso, também recomendações sobre assessoria jurídica.
Segundo ele, o público-alvo do produto é formado, inicialmente, por famílias, dado a crescente preocupação de pais para proteger seus filhos contra ofensas como humilhação, ameaças e difamação.
Mas o serviço pode também ser útil para pessoas publicamente expostas, como artistas, atletas e autoridades, como uma forma de gerenciar riscos de imagem, disse Almeida.
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A proteção contra bullying online é parte de um pacote de serviços de assistência da empresa que inclui proteção em tempo real contra invasões virtuais, recuperação de dados de equipamentos como notebooks, HD e pendrives, e auxílio para proteção contra fraudes financeiras, incluindo acionamento de bancos, órgãos de defesa do consumidor e defensoria pública.
Segundo Almeida, a Mondial avalia, em um segundo momento, vender esse tipo de assistência separadamente. Por ora, no entanto, o foco é embarcar o produto em apólices de mais seguradoras locais.
A Mondial é parte do grupo alemão Allianz Global Assistance, presidida no Brasil por Vincent Bleunven, para quem os serviços de assistência têm sido um fator crescente de diferenciação das seguradoras nas vendas de apólices. “Os serviços de assistência também ajudam as seguradoras a entender melhor os hábitos dos clientes e as tendências de mercado, o que pode ajudá-las a desenhar produtos mais apropriados”, disse Bleunven.