Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Quem é o único brasileiro da Global Game Changers

Conheça o brasileiro na lista dos Global Game Changers

CEO da Embraer é o único nascido no país entre os líderes que estão mudando o mundo

Leandro Manzoni
08/09/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Tomas Arthuzzi
Tomas Arthuzzi

Paulo Cesar: voos mais altos (Tomas Arthuzzi)

Manter a Embraer na rota da inovação. Foi com essa responsabilidade que Paulo Cesar, 61, assumiu a presidência da fabricante brasileira de aeronaves em julho de 2016. E, apesar do pouco tempo, não decepcionou. Deu continuidade aos programas de desenvolvimento de novos produtos que agora estão prestes a conquistar seu lugar no mercado. O executivo foi, por isso, o único brasileiro a figurar na lista Global Game Changers de FORBES USA, que apresenta os CEOs e os empreendedores que revolucionam o mercado em que atuam.

LEIA MAIS: Os 25 Melhores CEOs do Brasil

“A Embraer é uma empresa de alta tecnologia inserida em um setor do qual apenas alguns países ricos têm o domínio da tecnologia”, reagiu o executivo ao ser informado sobre a escolha de FORBES. A declaração de Paulo Cesar mantém a linha de seus antecessores: reconhecer a capacidade e trabalho da equipe de engenheiros para o sucesso da companhia fundada em 1969 em São José dos Campos (SP). O trabalho em equipe, no entanto, não esconde as qualidades e o poder de decisão do CEO. Economista, iniciou a carreira no setor financeiro, em São Paulo, e foi trabalhar em instituições europeias após fazer um mestrado no Velho Continente.

Hoje a Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, atrás de Boeing e Airbus

Em 1997, ingressou na área financeira da Embraer. “É um setor importante para a venda do avião”, relata, sobre o primeiro cargo. Em 2009, assumiu a presidência da aviação comercial, cujo trabalho levou ao aumento da participação da empresa no mercado de aviação.

ESTRATÉGIA CERTEIRA

A inovação está no DNA da Embraer desde sua fundação. Após a crise nos anos 1980 e 1990, que quase a levou à falência, essa estratégia foi reforçada, com maior enfoque em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos na aviação comercial e executiva. Atualmente, investe 10% do faturamento (de US$ 6 bilhões) nisso. A estratégia fez a empresa “arremeter”. Hoje a Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo (atrás somente das gigantes Boeing e Airbus) e lidera no segmento de aviões com até 130 assentos. Além disso, é uma das principais fabricantes de aviões executivos do mundo, com o jato Phenom 300 sendo líder de vendas nos últimos quatro anos. E está prestes a lançar novos produtos que podem revolucionar o mercado, como a aeronave comercial E195-E2 e o cargueiro militar KC-390. O E195-E2 foi concebido no programa de desenvolvimento de novos jatos iniciado em 2013. “Ouso dizer que esse é o melhor programa que a Embraer fez em sua história”, afirma Paulo Cesar. “Ele sim é um game changer.”

Divulgação
Divulgação

“O programa E2 é o verdadeiro game changer” (Divulgação)

O respeito ao planejamento de desenvolvimento dos novos aviões é apontado por ele como um diferencial da fabricante brasileira em relação aos concorrentes. Segundo o executivo, os jatos do programa E2 estão dentro do cronograma e do orçamento, em um setor em que são comuns os atrasos e o encarecimento dos projetos. O novo avião, que vai substituir o E195, vai ter um consumo de combustível menor (16% em relação ao antecessor), mais assentos disponíveis (146 contra 120), redução de peso, novos motores e um custo operacional 24% menor – semelhante ao de aviões maiores, como o A320 (Airbus) e o 737-800 (Boeing). Os compradores do E195-E2 podem ter aviões maiores na mesma rota, o que vai possibilitar aumentar a oferta de voos e a rentabilidade. “A previsão da primeira entrega é no primeiro semestre de 2018”, diz. Na 52º Paris Air Show, feira do setor realizada em junho, dez dos 18 pedidos firmes – que equivalem a um pedido de compra – foram para o E2.

Divulgação
Divulgação

Programa E2: expectativa de muitas vendas (Divulgação)

VEJA TAMBÉM: Embraer tem lucro líquido de R$ 192,7 milhões no 2º tri

CAMALEÃO MILITAR

Após o sucesso na aviação comercial e executiva, a empresa aumentou os investimentos no setor militar, com o desenvolvimento do cargueiro KC-390. O avião militar atende ao pedido da Força Aérea Brasileira (FAB), que vai substituir o Hércules C-190. A primeira das 28 unidades demandadas pela FAB também vai ser entregue no primeiro semestre de 2018. O KC-390 segue as especificações do C-190: um veículo multimissão de médio porte, ou seja, com capacidade de realizar missões diferentes a partir de reconfigurações do avião. Será possível, por exemplo, transportar paraquedistas ou carga – ou carregá-lo com água para combater incêndios. E com uma vantagem em relação ao Hércules: a reconfiguração para as diferentes missões é mais rápida.

Divulgação
Divulgação

O KC-390 é capaz de mudar conforme a missão (Divulgação)

Além disso, o KC-390 estará em um segmento em que o C-190 será seu único concorrente, credenciando a companhia brasileira a vender o equipamento a outras Forças Aéreas. A Embraer pode ser uma das poucas fabricantes de aviões militares a celebrar um contrato com um governo estrangeiro antes de comercializá-lo em seu próprio país – Portugal e um país do Sudeste Asiático não revelado estão em “conversas avançadas”, segundo o executivo. Por fim, a Embraer é parceira da sueca Saab para o desenvolvimento e produção dos caças Grippen, escolhidos pelo Ministério da Defesa brasileiro. A primeira unidade deve ser entregue à FAB em 2019.

DISRUPÇÃO

Já na gestão de Paulo Cesar, a empresa começou a sobrevoar o ambiente das inovações disruptivas. Este ano, inaugurou o Centro Embraer de Inovação nos Negócios, na Flórida, com o objetivo de ser um intermediário entre as equipes da companhia e os ecossistemas de startups de Boston e do Vale do Silício. Um dos frutos dessa iniciativa é a participação brasileira na proposta do Uber de desenvolver um veículo de transporte aéreo urbano.

UBER VOADOR

Após revolucionar o mercado de transporte individual de passageiros em terra, o Uber tem planos mais audaciosos do que a já anunciada implementação de veículos autônomos. A companhia lançou, em abril, o ecossistema Uber Elevate, que pretende estabelecer as diretrizes para a construção de um veículo de transporte aéreo urbano e desenvolver os equipamentos e as regras para o sistema de tráfego.

O veículo deve ser elétrico, silencioso, com direção autônoma e realizar pousos e decolagens na vertical.

A Embraer é a maior empresa aeronáutica a participar do projeto. “A empresa entrou para entender melhor a proposta e decidir se terá uma participação mais efetiva”, explica Paulo Cesar. O plano da Uber é realizar o primeiro voo em Dubai, durante a Expo 2020, e iniciar as operações comerciais em 2023.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CEOs
  • embraer
  • empreendedores
  • Global Game Changers

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.