O Facebook disse nesta quarta-feira (13) que introduzirá regras mais duras sobre quem pode ganhar dinheiro com anúncios em sua rede, respondendo às críticas de que é muito fácil para provedores de notícias falsas e manchetes sensacionalistas obter lucro.
LEIA MAIS: Facebook diz que russos podem ter investido em propaganda ideológica
Com efeito imediato, a maior rede social do mundo lançará novos padrões com uma orientação mais clara sobre quais editores são elegíveis para ganhar dinheiro no Facebook e com qual conteúdo, anunciou a vice-presidente sênior de soluções de marketing globais, Carolyn Everson, em um post publicado em um blog.
Esses padrões se aplicam a apresentação de anúncios onde o contexto importa, escreveu ela na mensagem, que coincide com uma aparição da diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, nesta quarta-feira na “dmexco”, um grande encontro de marketing digital em Colônia, na Alemanha.
O país comandado por Angela Merkel é um dos principais críticos do Facebook sobre discurso de ódio e privacidade. O Parlamento alemão aprovou uma lei em junho que estabelece multas de até € 50 milhões (US$ 60 milhões) para as redes sociais que não removerem prontamente postagens de ódio.