A Nissan Motor lançou nesta quarta-feira (6) uma renovação do veículo elétrico Leaf, que competirá diretamente com o Model 3, da Tesla, esperando neutralizar as críticas aos limites de autonomia, que minam o apelo dos modelos a energia elétrica no mercado de massas.
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A montadora informou que quer “dobrar e até mesmo triplicar” as vendas anuais do modelo anterior, impulsionando a demanda em países como os Estados Unidos e preparando tecnologias para compensar uma autonomia de direção menor que as de outros rivais. “Se bem-sucedido, o Leaf será uma parte importante do portfólio da Nissan”, disse o presidente-executivo Hiroto Saikawa no lançamento da nova versão do carro movido a bateria mais vendido no mundo. “Os veículos elétricos não serão mais um produto de nicho.”
O carro, que estará à venda no Japão a partir de 2 de outubro e em outros locais no início de 2018, pode operar por 150 milhas (241 quilômetros) com uma única carga, de acordo com estimativas dos reguladores norte-americanos. O aumento em relação à versão anterior, que tinha 107 milhas de autonomia, se deve a uma bateria maior, de 40 kWh/hora.
O veículo custará a partir de 3,15 milhões de ienes (o equivalente a US$ 28.992).
O lançamento vem depois que a montadora de carros elétricos de luxo Tesla fez sua estreia na faixa de preços mais econômica do Leaf em julho com o Model 3, que tem autonomia de 220 milhas e custa US$ 35 mil. A Tesla disse que recebeu meio milhão de pedidos pelo Model 3, indicando o desafio que a Nissan tem em preservar a primeira posição do Leaf.