Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Conheça o pescador que saiu com US$ 80 e fez US$ 3 bi

Conheça o pescador que chegou com US$ 80 no bolso e fez US$ 3 bilhões

Chuck Bundrant, dono da Trident Seafoods, decidiu vender um peixe rejeitado por grandes chefs a clientes de peso como o McDonald's

Chloe Sorvino
24/10/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Reprodução/FORBES
Reprodução/FORBES

Com vendas em 2016 estimadas em US$ 2,6 bilhões, a Trident é a maior empresa de frutos do mar na América do Norte. (Reprodução/FORBES)

O pescador Chuck Bundrant ganhou uma fortuna com a venda de peixe para potências como McDonald’s, que usa o ingrediente em seus sanduíches, e Long John Silver’s, que os compra para preparar filé com fritas. Sua empresa, Trident Seafoods, pesca salmão selvagem, escamudo e bacalhau nas águas do Alasca e os comercializa diretamente para cadeias de fast food, assim como para as redes Walmart, Costco e Safeway.

VEJA TAMBÉM: Conheça o brasileiro que abriu uma escola de idiomas premiada em Dublin

Com vendas em 2016 estimadas em US$ 2,6 bilhões, a Trident é a maior empresa de frutos do mar na América do Norte, com mais de 40 embarcações e mais de uma dúzia de unidades de processamento no Alasca. A companhia é avaliada em quase US$ 3,8 bilhões, e a participação de 80% de Bundrant, determinada por meio de registros públicos, vale aproximadamente US$ 3 bilhões. Isso é o suficiente para que o empresário de 75 anos ocupe a 264ª posição na lista FORBES dos 400 mais ricos dos EUA.

“Nesse escritório, tem gente aqui às seis da manhã e alguém às dez da noite. Em alguns lugares, funciona 24 horas por dia. Isso é comprometimento e isso é o que faz da Trident a número um”, diz Bundrant. “Essa empresa, independentemente de qual tamanho atingir, continuará sendo uma família. Essa é a chave para o sucesso.”

A história de Bundrant não começa perto da água. Nascido no interior do Estado do Tennessee, o empresário com o sonho de ser veterinário. Em 1961, aos 19 anos, deixou a faculdade após um semestre e dirigiu um Ford Station Wagon 1953, com três colegas da Middle State Tennessee University, até Seattle, onde chegou com US$ 80 no bolso, segundo sua biografia. Bundrant conseguiu um emprego em uma processadora de peixe, mas se apaixonou pelas docas. No inverno, foi ao Alasca, onde trabalhou em um barco comercial de caranguejo. Lá, tornou-se o capitão do navio.

Em 1973, Bundrant cofundou a Trident Seafoods com dois pescadores de caranguejo no Alasca. Eles criaram o Bilikin, primeiro barco de pesca com fogões de caranguejo a bordo e equipamento de congelação. A embarcação tinha 135 pés. Na década de 1980, a concorrência por certas espécies de peixe cresceu muito, e Bundrant decidiu entrar em um negócio ainda inexplorado, quando começou a comercializar o escamudo do Alasca, alimento considerado por grandes chefs como um peixe de qualidade inferior. Na época, as cadeias de fast food costumavam utilizar bacalhau para espetos ou sanduíches de peixe, mas o escamudo tinha sabor similar e era muito mais abundante nas águas do Pacífico.

LEIA: Conheça o bilionário que se tornou o rei da energia eólica no Brasil

O primeiro grande passo na caminhada rumo ao primeiro bilhão de dólares veio quando a Long John Silver’s assinou um contrato multimilionário, em 1981. Outros, com redes que iam de McDonald’s a Burger King, vieram na sequência, atraídos pelos preços mais baixos do que o do bacalhau.

Na mesma época, o filho de Bundrant, Joe, passou seu primeiro verão com a Trident no Alasca. Após uma década, ele deixou a empresa para trabalhar na distribuidora de alimentos Sysco, em 1989, mas retornou em 1996. Atualmente, Joe é o CEO da companhia, posição que assumiu em 1996. Desde então, ele foca na expansão de seus produtos de maior valor, como salmão e hambúrgueres de escamudo. Atualmente, a empresa vende ainda congelados como aperitivos de bacalhau, peixe temperado na cerveja e salmão defumado fatiado.

Ainda que o patriarca tenha largado a faculdade, na família Bundrant, os 13 netos que desejarem trabalhar na Trident precisam ter um diploma e trabalhar por pelo menos quatro anos em outro lugar antes de se candidatar a uma vaga na companhia. Outro requisito: trabalhar ao menos dois verões no Alasca. “Chamo de treinamento de botas de borracha e peixe morto”, disse Joe Bundrant recentemente ao jornal “The Seattle Times”. “É parte de quem somos, como uma família. E você não pode liderar se você nunca serviu.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Bilionários
  • estados unidos
  • negócios

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.