Nos últimos anos, o Instagram evoluiu de apenas uma nova alternativa de mídia social para um dos grandes líderes do setor. Hoje, a plataforma tem 800 milhões de usuários ativos mensais e 500 milhões de usuários ativos diários, tornando-se a segunda mais popular do mundo, atrás apenas do Facebook.
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Por esse motivo, os comerciantes e publicitários foram atraídos para o Instagram, com o objetivo de promoverem a imagem de suas marcas. Afinal, uma audiência maior significa, supostamente, maior alcance do seu conteúdo e nichos maiores de consumidores.
Mas a verdadeira métrica que revela a qualidade e a eficiência das campanhas de marketing nas mídias sociais é o retorno sobre investimento (ROI). Comparado à quantidade de esforço que se deposita no Instagram, quanto do retorno do seu investimento você pode esperar?
O problema com o ROI das mídias sociais
Infelizmente não existe uma resposta simples e universal para essa questão, já que o ROI nas mídias sociais é difícil de definir, mensurar e calcular de forma precisa, por muitas razões. Conheça algumas delas:
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– O ROI depende de muitos fatores e alguns não podem ser quantificados
Mídias sociais não são tão simples quanto coletar dados sobre receita e compará-los com um custo finito. Existem muitos efeitos potenciais que precisariam ser mensurados para uma estimativa precisa, incluindo o número de pessoas que visitam o seu site por causa de um de seus posts, o número de seguidores que estão vendo suas mensagens e o crescimento – tanto da consciência de marca quanto da reputação;
– Diferentes empresas verão diferentes ROIs
Algumas empresas verão um ROI mais alto do que outras. Empresas B2C (business to consumer), por exemplo, tendem a conseguir um valor maior com o Instagram do que as empresas B2B (business to business) e as empresas que se especializam em produtos e serviços com um forte apelo visual (como organizações de viagem ou as que vendem produtos coloridos). Logo, terão um ROI acima da média na plataforma;
– O ROI é diferente em níveis diferentes de esforços
Não existe uma correlação explícita entre os resultados e a quantidade que você investe com o número de seguidores. Uma hora do seu tempo gasto quando você tem um público de 100 pessoas, por exemplo, quase não terá consequências. Esse mesmo tempo gasto quando você tem 100.000 seguidores pode ser extremamente recompensador. Isso dificulta apresentar um número universal para o ROI da plataforma.
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O que sabemos
Existem alguns fatos que sabemos sobre a plataforma que podemos usar para imaginar seu ROI relativo:
– Usuários do Instagram são ativos
Primeiramente, os usuários do Instagram são excepcionalmente ativos para uma plataforma social. Segundo um estudo, cerca de 75% dos usuários fazem algo, como visitar um site, depois de ver um anúncio na rede social. Juntos, eles curtem cerca de 4,2 bilhões de posts por dia. Os usuários do Facebook e do Twitter também são ativos, mas os do Instagram são mais propensos a se engajarem, em parte por causa da natureza visual dos posts;
– Os usuários do Instagram gostam de empresas
Mais de metade de todos os usuários do Instagram seguem, pelo menos, um negócio, com 60% deles afirmando que utilizaram a plataforma para aprender sobre um produto ou serviço. Isso faz os usuários do Instagram um pouco mais receptivos para empresas e anúncios do que ocorre em plataformas semelhantes;
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– As empresas gostam do Instagram
O contrário do tópico anterior também é verdade. Empresas amam utilizar o Instagram. O uso da plataforma de forma corporativa deve superar o uso do Twitter ainda neste ano. Isso não é uma indicação direta do ROI, mas certamente é um bom indício de que elas estão vendo algum tipo de valor em seu investimento.
Esse fatores não provam nada, mas sugerem que o Instagram promove um ROI maior do que seus equivalentes.
Construindo um ROI melhor
Existem alguns truques que você pode utilizar para impulsionar seu ROI:
– Poste regularmente, mas sem exageros
Tente postar uma nova imagem ou vídeo todo dia, mas sem exageros – qualquer frequência maior do que uma vez por dia pode ser algo indesejado para seus usuários que não estão prontos para ver esse conteúdo;
– Seja consistente
Tente manter sua estratégia o mais consistente possível para construir uma marca e atrair mais usuários em um ritmo constante. Utilize os mesmos tipos de filtros para todas suas imagens e construa uma base de fãs leais com um conteúdo de alta qualidade em termos de consistência;
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– Pense sempre no engajamento
Usuários do Instagram querem se engajar, mas você tem de dar a eles um motivo para isso. Infelizmente, a plataforma não permite que você poste links para seu site em posts – mas você pode encorajar os usuários a checar sua página principal e direcioná-los ao seu perfil (onde você pode incluir um link), ou utilizar outro truque para conseguir tráfego.
Por fim, o ROI é difícil de medir e não é algo universal. Como qualquer outra plataforma, o retorno do investimento no Instagram será altamente dependente de variáveis unicamente individuais. Entretanto, a plataforma é popular tanto entre usuários quanto entre empresas. É algo atrativo, fácil de usar e com taxas de engajamento excepcionalmente altas. Se você está interessado em construir um ROI de marketing online melhor, deveria adicionar o Instagram ao seu repertório.