A Jacobs Douwe Egberts (JDE), a segunda maior comercializadora de café do mundo, trabalha pela maturação de seus investimentos recentes e segue em busca de uma participação maior no segmento premium no Brasil, disse nesta sexta-feira (24) a presidente da empresa no país, Lara Brans. “Queremos oferecer marcas de maior valor agregado, premium, de alta qualidade. Estamos investindo e consolidando isso. Estamos no caminho certo”, afirmou a executiva à Reuters no intervalo do EnCafé, maior evento da indústria cafeeira do Brasil, realizado na Bahia.
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O investimento mais recente da JDE no Brasil foi o lançamento, em agosto, da marca L’OR, em um mercado super premium em que a empresa espera ver dobrar em três anos.
Conforme dados da empresa de análises Euromonitor International, o consumo de café premium no Brasil atinge hoje de 5% a 10% do total, com algo em torno de 70 mil toneladas.
Quase metade da demanda por café premium no Brasil se dá no Sudeste do país, embora a JDE, com o L’OR, tenha buscado uma expansão em toda a nação, que é a segunda maior consumidora de café do mundo, depois dos Estados Unidos.
Atrás apenas da Nestlé no comércio global de café, com uma parcela de 9,5% das receitas segundo a Euromonitor, a JDE pretende distribuir o portfólio total do café L’OR (grãos, torrado e moído, instantâneo e cápsulas) em até 2 mil pontos de venda no Brasil. A maioria dos produtos L’OR está sendo produzida em território brasileiro, usando cafés nacionais selecionados.
No país, considerando-se todas as categorias, a JDE tem uma participação de 18,7% no mercado de café.