O varejo online brasileiro vendeu 10,3% mais na Black Friday deste ano em relação ao evento de 2016, com o faturamento do setor atingindo R$ 2,1 bilhões, afirmou a empresa de pesquisa de mercado Ebit nesta segunda-feira (27).
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O crescimento não foi maior porque o valor médio das compras dos consumidores caiu 3,1%, para R$ 562, segundo a Ebit, cuja medição considerou os dias 23 e 24 de novembro.
“Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no comércio eletrônico e isso refletiu no gasto médio”, disse em comunicado o presidente da Ebit, Pedro Guasti.
Segundo a empresa, a categoria de produto mais comprada no comércio online foi a de eletrodomésticos, com 16% de participação, seguida por moda e acessórios (12%), telefonia/celulares (12%), perfumaria e cosméticos (10%) e produtos para casa e decoração (9%).
A companhia calculou em 3,76 milhões o volume de pedidos feitos pelos consumidores neste ano, alta de 14% sobre a Black Friday de 2016 e quase o dobro do estimado pela Ebit.
Uma das maiores empresas do setor no país, a B2W afirmou ter recebido intenso movimento de consumidores e de comerciantes, que usam seus shoppings eletrônicos, os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. O crescimento da venda no marketplace do grupo na Black Friday foi “20 vezes maior do que em um dia forte de vendas”, afirmou a empresa sem dar detalhes.
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“Na Black Friday, mais de 30 milhões de clientes visitaram nossos sites, impulsionando os negócios de milhares de vendedores”, disse Thiago Barreira, diretor da B2W, em comunicado. Procurada, a empresa não informou dados comparativos, apenas que o marketplace da empresa teve 8 mil vendedores cadastrados, ante 4.700 no final de 2016.
Já a maior empresa de meios de pagamentos Cielo informou que até às 18h da sexta-feira passada (24) registrou crescimento de 34% no número de transações no comércio eletrônico nacional sobre a Black Friday de 2016.
O Magazine Luiza, que atua em varejo físico e online, afirmou que as vendas do período “bateram a meta por uma larga margem” e que “todas as categorias tiveram boa performance, com destaque para a categoria de supermercado e televisores de tela grande”, disse a empresa sem dar detalhes.