A Ford vai assinar, na quinta-feira (7), um acordo com o Alibaba que pode permitir à montadora norte-americana testar a venda de carros através da Tmall, unidade da empresa de comércio eletrônico, e assim experimentar um novo conceito de loja baseado em “máquinas automáticas de venda”, disse uma fonte da Ford familiarizada com o assunto.
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Representantes da Ford e do Alibaba, incluindo o presidente do conselho da montadora, Bill Ford Jr., e o presidente-executivo, Jim Hackett, devem estar em Hangzhou na quinta para assinar a carta de intenções que ressalta o escopo da nova parceria.
Segundo a fonte, que não quis ser identificada porque não está autorizada a falar com jornalistas, o acordo tem como objetivo posicionar a montadora no emergente mercado online chinês, em que mais carros podem ser vendidos pela internet.
A parceria é parte do esforço da Ford para reestruturar sua estratégia na China e recuperar o que perdeu nos últimos meses.
Segundo a fonte, o acordo pode significar que os carros comprados pela internet serão entregues por franqueadas da Ford, que também seriam responsáveis por consertos.
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A montadora também pode usar o novo conceito de varejo da Tmall, uma garagem de vários andares para vender diretamente aos consumidores, disse a fonte.
O porta-voz chefe global da Ford, Mark Truby, disse que a companhia deve fazer um anúncio em Hangzhou na quinta-feira, mas não quis dar mais detalhes.