A Petrobras levantou cerca de R$ 5 bilhões com a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária de distribuição de combustíveis BR Distribuidora, ao precificar o IPO em R$ 15 a ação.
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A oferta de ações da líder do mercado de combustíveis no Brasil ficou no piso da faixa de preços, estimada entre R$ 15 e R$ 19, segundo informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira (13). Isso indica que é improvável a oferta de um lote adicional posteriormente.
A operação acontece na mesma semana da precificação de outros dois IPOs (Burger King e Neoenergia).
A oferta da BR Distribuidora envolveu a venda de cerca de 335 milhões de papéis, indicando que já houve venda pela Petrobras de um volume adicional de 15% em relação ao principal, que era de 291,25 milhões de ações.
O aguardado IPO da BR é parte fundamental do plano bilionário de venda de ativos da Petrobras para ajudar a reduzir o endividamento da empresa, o maior de uma petroleira no mundo – a petroleira fechou o terceiro trimestre com dívida líquida de R$ 279,237 bilhões.
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A companhia, que poderia levantar até R$ 7,5 bilhões com o IPO da BR se tivesse havido maior demanda, tem um plano de desinvestimentos em 2017 e 2018 de US$ 21 bilhões.
O total obtido com a operação ficou pouco abaixo do IPO do Carrefour Brasil, que levantou R$ 5,125 bilhões em julho, na maior operação no país em quatro anos.
A receita líquida da BR, com participação de cerca de 30% no mercado de combustíveis do Brasil, somou R$ 61,4 bilhões de janeiro até setembro, segundo o prospecto do IPO.
As ações da BR Distribuidora começam a ser negociadas na bolsa paulista na próxima sexta-feira (15), sob o ticker BRDT3.SA.
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