Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 10 lições de Jeff Bezos para ser bem-sucedido

10 lições de Jeff Bezos para ser bem-sucedido nos negócios

Inovação, pensar a longo-prazo e saber lidar com a competição são algumas das estratégias do bilionário fundador da Amazon

Redação
02/01/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

O que é necessário para formar uma fortuna de quase US$ 100 bilhões? Pergunte a Jeff Bezos. O empresário se tornou o homem mais rico do planeta ao fazer da Amazon a maior varejista online do mundo.

LEIA TAMBÉM: Fortuna de Jeff Bezos supera US$ 100 bilhões depois da Cyber Monday

Esse tipo de sucesso não ocorre ao acaso, trata-se do resultado de uma mentalidade que todos podem adotar.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 maneiras de pensar como Bezos para conquistar o sucesso no mundo corporativo:

  • 1) Tome decisões com 70% das informações 
É importante estar bem-informado, mas Jeff Bezos explica: “A maioria das decisões devem ser feitas com cerca de 70% das informações que você deseja ter. Se esperar até conseguir 90%, na maioria dos casos, vai se atrasar”. 

Um exemplo é o serviço de entregas ultra rápidas Prime Now, lançado apenas 111 dias após ser concebido, apesar das complicações que o modelo de negócio traz. Tomar decisões rapidamente é como se ultrapassa os concorrentes. Se o profissional esperar pelo momento perfeito, será tarde demais.
    iStock

    1) Tome decisões com 70% das informações
    É importante estar bem-informado, mas Jeff Bezos explica: “A maioria das decisões devem ser feitas com cerca de 70% das informações que você deseja ter. Se esperar até conseguir 90%, na maioria dos casos, vai se atrasar”.

    Um exemplo é o serviço de entregas ultra rápidas Prime Now, lançado apenas 111 dias após ser concebido, apesar das complicações que o modelo de negócio traz. Tomar decisões rapidamente é como se ultrapassa os concorrentes. Se o profissional esperar pelo momento perfeito, será tarde demais.

  • 2) Ignore a competição
Muitos negócios se preocupam demais com o que os outros fazem, o que, muitas vezes, leva-os a copiar os concorrentes. O pensamento de que o consumidor deve sempre ser a prioridade traz inovação e sucesso para a empresa. Como Bezos já contou, foi assim que surgiu a Amazon Prime. 

“Mesmo que os clientes ainda não saibam, eles querem algo melhor, e o desejo de agradar os consumidores leva a inventar algo para eles. Ninguém pediu à Amazon para criar o programa de associados Prime, mas era algo, com certeza, desejado.”
    iStock

    2) Ignore a competição
    Muitos negócios se preocupam demais com o que os outros fazem, o que, muitas vezes, leva-os a copiar os concorrentes. O pensamento de que o consumidor deve sempre ser a prioridade traz inovação e sucesso para a empresa. Como Bezos já contou, foi assim que surgiu a Amazon Prime.

    “Mesmo que os clientes ainda não saibam, eles querem algo melhor, e o desejo de agradar os consumidores leva a inventar algo para eles. Ninguém pediu à Amazon para criar o programa de associados Prime, mas era algo, com certeza, desejado.”

  • 3) Abrace as pequenas possibilidades  
Bezos disse uma vez: “Se houver 10% de chances de um retorno 100 vezes maior, sempre aceite a aposta”. Você deve tomar decisões ousadas para ser bem-sucedido. Apesar de não funcionar todas as vezes, você irá aprender coisas que ajudarão no futuro. Por exemplo, a Amazon Marketplace falhou nas duas primeiras tentativas de lançamento. Deu certo na terceira, e, desde então, cresceu para contribuir com quase metade das vendas do site.
    iStock

    3) Abrace as pequenas possibilidades
    Bezos disse uma vez: “Se houver 10% de chances de um retorno 100 vezes maior, sempre aceite a aposta”. Você deve tomar decisões ousadas para ser bem-sucedido. Apesar de não funcionar todas as vezes, você irá aprender coisas que ajudarão no futuro. Por exemplo, a Amazon Marketplace falhou nas duas primeiras tentativas de lançamento. Deu certo na terceira, e, desde então, cresceu para contribuir com quase metade das vendas do site.

  • 4) Não seja uma Blockbuster
O sucesso de hoje não significa que o negócio será relevante no futuro, como o caso da locadora de vídeos Blockbuster. Preste atenção nas tendências para direcionar a mudança, e não reagir a ela. 

É o que explica Jacob Munns, CEO da empresa de consultoria Boomsourcing: “Nunca assuma que a indústria será a mesma para sempre. Se você não inovar, outra pessoa fará isso, e você ficará para trás”. Olhar para o futuro foi como a Amazon se tornou um negócio revolucionário. Bezos reconheceu o potencial do varejo online personalizado e tornou esse o seu foco. Desde o início, a empresa continua a se transformar para manter a relevância e sucesso.
    iStock

    4) Não seja uma Blockbuster
    O sucesso de hoje não significa que o negócio será relevante no futuro, como o caso da locadora de vídeos Blockbuster. Preste atenção nas tendências para direcionar a mudança, e não reagir a ela.

    É o que explica Jacob Munns, CEO da empresa de consultoria Boomsourcing: “Nunca assuma que a indústria será a mesma para sempre. Se você não inovar, outra pessoa fará isso, e você ficará para trás”. Olhar para o futuro foi como a Amazon se tornou um negócio revolucionário. Bezos reconheceu o potencial do varejo online personalizado e tornou esse o seu foco. Desde o início, a empresa continua a se transformar para manter a relevância e sucesso.

  • Anúncio publicitário
  • 5) Desenvolva uma cultura própria 
A Amazon tem uma cultura própria que atraiu tanto críticas quanto elogios. Se esse modelo não funciona para todas as companhias, é adequado para eles. 

Bezos explicou em uma carta aos acionistas: “Alguém empolgado com o lado competitivo pode selecionar e ser feliz em uma cultura, enquanto outra pessoa, que gosta de ser pioneira e criar, pode escolher outro ambiente. Felizmente, o mundo está cheio de culturas corporativas de alta performance distintas. Nunca afirmamos que a nossa abordagem é a correta, é apenas a nossa”. 

Primeiro, encontre uma forma de tornar a cultura do seu negócio única. Pense na diferença entre ser um bom e um excelente gerente e, então, contrate funcionários que se adaptem a esse molde.
    iStock

    5) Desenvolva uma cultura própria
    A Amazon tem uma cultura própria que atraiu tanto críticas quanto elogios. Se esse modelo não funciona para todas as companhias, é adequado para eles.

    Bezos explicou em uma carta aos acionistas: “Alguém empolgado com o lado competitivo pode selecionar e ser feliz em uma cultura, enquanto outra pessoa, que gosta de ser pioneira e criar, pode escolher outro ambiente. Felizmente, o mundo está cheio de culturas corporativas de alta performance distintas. Nunca afirmamos que a nossa abordagem é a correta, é apenas a nossa”.

    Primeiro, encontre uma forma de tornar a cultura do seu negócio única. Pense na diferença entre ser um bom e um excelente gerente e, então, contrate funcionários que se adaptem a esse molde.

  • 6) Foque no progresso
Companhias muito grandes permitem que os processos acabem com o progresso. A Amazon, apesar de seu tamanho, ainda mostra disposição para experimentar. 

Um exemplo são os constantes testes com a Amazon Prime. A empresa introduziu o serviço de entrega grátis no mesmo dia e chega, até mesmo, a fazer o delivery em uma hora com o Prime Now, além de ter lançado o Prime Video e o Prime Day. O desejo de melhorar constantemente levou ao crescimento do número de associados do Prime. É necessário que o empreendedor procure formas de inovar, em vez de deixar que a burocracia seja um problema.
    iStock

    6) Foque no progresso
    Companhias muito grandes permitem que os processos acabem com o progresso. A Amazon, apesar de seu tamanho, ainda mostra disposição para experimentar.

    Um exemplo são os constantes testes com a Amazon Prime. A empresa introduziu o serviço de entrega grátis no mesmo dia e chega, até mesmo, a fazer o delivery em uma hora com o Prime Now, além de ter lançado o Prime Video e o Prime Day. O desejo de melhorar constantemente levou ao crescimento do número de associados do Prime. É necessário que o empreendedor procure formas de inovar, em vez de deixar que a burocracia seja um problema.

  • 7) Fuja do convencional
Romper com as práticas tradicionais de negócio ajudou Bezos a vencer. Isso permitiu que ele criasse uma nova forma de entrega após muitos antes dele terem falhado. 

Elon Musk teve uma abordagem similar ao desmontar um Mercedes Benz antes de criar os carros Tesla. Bezos inspirou uma nova geração de empresários a fazer o mesmo, isso inclui Taylor Offer, fundador da FEAT Socks, que está na lista 30 Under 30 de FORBES. Taylor analisou a indústria de meias e decidiu vender seus produtos nas mídias sociais. A ideia, que parecia loucura na época, levou-o a embolsar milhões de dólares em vendas.
    iStock

    7) Fuja do convencional
    Romper com as práticas tradicionais de negócio ajudou Bezos a vencer. Isso permitiu que ele criasse uma nova forma de entrega após muitos antes dele terem falhado.

    Elon Musk teve uma abordagem similar ao desmontar um Mercedes Benz antes de criar os carros Tesla. Bezos inspirou uma nova geração de empresários a fazer o mesmo, isso inclui Taylor Offer, fundador da FEAT Socks, que está na lista 30 Under 30 de FORBES. Taylor analisou a indústria de meias e decidiu vender seus produtos nas mídias sociais. A ideia, que parecia loucura na época, levou-o a embolsar milhões de dólares em vendas.

  • 8) Deixe a burocracia de lado
Startups são cheias de inovação e de decisões rápidas, mas os negócios desaceleram à medida em que crescem, devido à burocracia. 

Como explica o jornal The New York Times: “Desenvolver-se de um predador implacável para uma burocracia lenta é, exatamente, o que Bezos quer evitar que aconteça com a Amazon. A companhia deve sempre ter o ritmo de uma startup”. Manter essa mentalidade é essencial para continuar no topo.
    iStock

    8) Deixe a burocracia de lado
    Startups são cheias de inovação e de decisões rápidas, mas os negócios desaceleram à medida em que crescem, devido à burocracia.

    Como explica o jornal The New York Times: “Desenvolver-se de um predador implacável para uma burocracia lenta é, exatamente, o que Bezos quer evitar que aconteça com a Amazon. A companhia deve sempre ter o ritmo de uma startup”. Manter essa mentalidade é essencial para continuar no topo.

  • 9) Torne-se o mestre das falhas 
Muitas vezes, o medo de tomar decisões erradas impede os negócios de inovar, mas, como já disse Bezos, “se você for bom em mudar o direcionamento rapidamente, estar errado talvez não custe tanto quanto se imagina”. 

Aprenda a falhar rapidamente e com baixo-custo, assim, a correção de erros não será um problema. Isso irá ajudar a aprender a lição e atingir melhores resultados no futuro.
    iStock

    9) Torne-se o mestre das falhas
    Muitas vezes, o medo de tomar decisões erradas impede os negócios de inovar, mas, como já disse Bezos, “se você for bom em mudar o direcionamento rapidamente, estar errado talvez não custe tanto quanto se imagina”.

    Aprenda a falhar rapidamente e com baixo-custo, assim, a correção de erros não será um problema. Isso irá ajudar a aprender a lição e atingir melhores resultados no futuro.

  • 10) Pense a longo prazo 
“O longo prazo é o que mais importa” é uma frase que apareceu na primeira carta de Bezos para acionistas. Como ele explica, todas as decisões deveriam “refletir constantemente esse foco”, desde investimentos a planos de crescimento. 

É importante ter essa abordagem para tomar decisões mais inteligentes e ter sucesso duradouro.
    iStock

    10) Pense a longo prazo
    “O longo prazo é o que mais importa” é uma frase que apareceu na primeira carta de Bezos para acionistas. Como ele explica, todas as decisões deveriam “refletir constantemente esse foco”, desde investimentos a planos de crescimento.

    É importante ter essa abordagem para tomar decisões mais inteligentes e ter sucesso duradouro.

    iStock

    1) Tome decisões com 70% das informações
    É importante estar bem-informado, mas Jeff Bezos explica: “A maioria das decisões devem ser feitas com cerca de 70% das informações que você deseja ter. Se esperar até conseguir 90%, na maioria dos casos, vai se atrasar”.

    Um exemplo é o serviço de entregas ultra rápidas Prime Now, lançado apenas 111 dias após ser concebido, apesar das complicações que o modelo de negócio traz. Tomar decisões rapidamente é como se ultrapassa os concorrentes. Se o profissional esperar pelo momento perfeito, será tarde demais.

    Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected])

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Amazon
    • dicas
    • Jeff Bezos
    • sucesso

    As mais lidas agora

    • Escolhas do editor

      Think Tank de Mulheres do Agro da Forbes Brasil se Reúne Durante a Agrishow

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    Últimas Notícias

    • Volumes da Ambev no Brasil cresceram 1,4% no primeiro trimestre

      Ambev Tem Lucro Estável de R$ 3,8 Bilhões no 1º Trimestre de 2025

    • Presidente dos EUA, Donald Trump

      EUA e Reino Unido Devem Anunciar Acordo sobre Tarifas Nesta Quinta-feira

    • Sede do Banco da Inglaterra, em Londres

      BCs da Europa Mantêm Afrouxamento Monetário na Agenda, Apesar de Fed em Postura de Espera

    • Colheita de soja na Argentina

      BrasilAgro Reduz Projeção de Sua Safra 24/25 com Menor Produção de Soja e Algodão

    • Bill Gates

      Bill Gates Acusa Musk de “Matar as Crianças Mais Pobres do Mundo” e Diz Que Irá Doar US$ 200 Bilhões até 2045

    • Quebra de Safra de Café Arábica no Brasil Não Deve Ser Tão Grande, Avalia Illycaffè

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.