Ao mesmo tempo em que as empresas começam a alinhar recursos, funcionários e estratégias para mais um período de sucesso, é importante que os empreendedores se concentrem em tornar 2018 o mais lucrativo de todos os anos. FORBES acredita na importância de cada organização ter um plano de negócios funcional. Operar sem uma estratégia é como navegar sem bússola. Você vai precisar de um roteiro para potencializar os resultados positivos ao longo dos próximos 12 meses.
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Comece com a avaliação dos sucessos e fracassos de 2017, determinando o que funcionou ou não no ano passado. Em seguida, estabeleça seus objetivos para 2018, incluindo metas financeiras, fluxo de dinheiro e planos de negócios. Na sequência, fique atento a três estratégias para melhorar os lucros.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para tornar 2018 o ano mais rentável de todos:
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iStock 1) Aumente (um pouco) os preços
Separe seus clientes em duas categorias: A e B. Os clientes A são os melhores, mais confiáveis e que compram frequentemente. Já os clientes B são mais difíceis e exigem mais atenção e esforços. Aumente os preços para a primeira categoria em 1% e para a segunda em 2%. Essa tática aumenta o fluxo de caixa sem trabalho, recursos e custos extras, sem causar impacto nos clientes. -
iStock 2) Reavalie os funcionários
Reflita e avalie a eficiência dos profissionais da empresa. Há integrantes do seu time que são mais fracos? Eles fazem as tarefas propostas? É tempo de verificar, recondicionar ou afastar aqueles que não apresentam bom desempenho. Todo empreendedor almeja o sucesso, mas se os funcionários não tiverem o mesmo objetivo, não devem fazer parte da empresa. -
3) Foque nos relacionamentos
Quando foi a última vez que você conversou com seus funcionários, contadores, gerentes de banco ou agentes de seguros pessoalmente? O que você está fazendo para que todos eles se certifiquem sobre quem você é e por que eles importam? Foque sua atenção em construir ou restabelecer relações significativas com sua rede de apoio este ano. É importante que essas pessoas saibam quem você é, por que você é importante para eles e por que eles são relevantes para o seu negócio.
1) Aumente (um pouco) os preços
Separe seus clientes em duas categorias: A e B. Os clientes A são os melhores, mais confiáveis e que compram frequentemente. Já os clientes B são mais difíceis e exigem mais atenção e esforços. Aumente os preços para a primeira categoria em 1% e para a segunda em 2%. Essa tática aumenta o fluxo de caixa sem trabalho, recursos e custos extras, sem causar impacto nos clientes.
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