Se você está pensando em implementar uma campanha de SEO (otimização para mecanismos de busca, da sigla em inglês) na sua empresa, o dinheiro é, provavelmente, o principal obstáculo. Agências renomadas cobram uma fortuna por mês para gerenciar um trabalho desse tipo e optar por contratar um gerente de período integral ou formar uma equipe especializada pode custar o mesmo.
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Então, é possível iniciar um projeto de SEO sem um investimento significativo? Existem estratégias para dar início à uma campanha de SEO com orçamento limitado, mas dificilmente elas, sozinhas, trarão o resultado que o empreendedor deseja. Para ser bem-sucedido nesse mercado competitivo, é preciso investir muito tempo na qualidade e na frequência do conteúdo publicado.
A empresa precisará ganhar links nos grandes publicadores, além de construir uma audiência fiel em um curto período de tempo. Apesar de ser possível dar esse passo sozinho, é muito mais eficiente contratar um especialista para ajudar, especialmente se a pessoa for nova no mundo da otimização de sites.
Todo o dinheiro investido em SEO, desde que gasto com boas agências e profissionais, trará excelentes retornos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, as três principais estruturas do SEO e 8 ações para implementar com pouco investimento:
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iStock 1) Otimização do site
A otimização do site garante que as ferramentas de busca indiquem sua página, criando um espaço funcional para os usuários e com conteúdo suficiente para ele seja apresentado para as questões certas. A maioria das técnicas de aperfeiçoamento são mudanças feitas apenas uma vez, com defeitos ocasionais e atualizações no futuro. -
iStock 2) Produção constante de conteúdo
A publicação frequente de conteúdo novo aumenta o domínio do site na internet, o que aumenta a sua probabilidade de classificação. Além de fornecer conteúdo mais rico em palavras-chave para que as ferramentas de busca o indiquem e aumentar a chance de ganhar mais links de entrada. -
iStock 3) Construção de links
Por fim, é importante passar mais tempo construindo ou ganhando links para seu site. A qualidade e a quantidade deles indicará sua reputação na rede, portanto, esse passo não deve ser negligenciado.Essas três estratégias, quando desenvolvidas ao longo do tempo, resultarão em maior autoridade do domínio, o que direciona mais pessoas para o seu website quando a pesquisa for relevante.
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iStock O que você pode fazer com pouco dinheiro
1) Escolha uma plataforma que possibilite SEO
Sites customizados são mais caros, então será necessário usar plataformas grátis ou mais baratas para fazer o design. Felizmente, a maioria delas permite o SEO, oferecendo codificação profissional que as ferramentas de busca indexam facilmente e que possuem guias para te ajudar a montar o site de uma forma que ele seja encontrado. Isso é uma grande ajuda para o início do projeto. -
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iStock 2) Escolha palavras-chave e tópicos fortes
Em seguida, é preciso pesquisar quais palavras e tópicos serão os principais na otimização do site e do conteúdo. A ferramenta “Keyword Explores”, do site Moz, é relativamente acessível para novatos, com descrições úteis para guiar a busca e as decisões finais. Assim que esse passo for concluído, você pode progredir em outras áreas. -
iStock 3) Otimize os títulos e meta-descrições
Os títulos e as meta-descrições das páginas são aquilo que irá aparecer nas buscas. Certifique-se de que eles estejam otimizados com palavras relevantes no texto e redigidos de forma atraente para conquistar cliques. A duração dessa etapa varia de acordo com o tamanho do website, mas geralmente demora algumas horas. -
iStock 4) Publique conteúdo forte nas principais páginas
Toda página principal do site deve ter, pelo menos, centenas de palavras. O Google usará esse elemento para analisar o texto e o contexto pelo qual irá julgar a qualidade da página. Seja preciso, descritivo e conciso. -
iStock 5) Produza conteúdo novo semanalmente
Não será necessário gastar se você mesmo criar o conteúdo, mas lembre-se: escreva material de qualidade, que seja de interesse da sua audiência. Se estiver apenas começando, uma publicação semanal deve ser o suficiente para construir um público, mas, depois disso, a frequência deve ser maior. -
iStock 6) Esteja presente em outros canais
É importante passar algum tempo fora do website, em perfis nas redes sociais mais populares. Não esqueça de elaborar uma boa descrição para eles e de postar regularmente, adicionando links ocasionais para conteúdo no site. -
iStock 7) Incentive compartilhamento e links
Use suas mídias sociais, fóruns e outros canais para encorajar o compartilhamento do seu conteúdo. À medida que mais links são ganhos, maior será a sua reputação, e quanto mais compartilhamentos o seu site tiver, mais pessoas irão ler e se engajar com o material. -
iStock 8) Comece a construir links
Geralmente, a construção de uma rede de links é difícil para os novatos, mas não impossível. É preciso publicar como contribuinte em outros sites e trabalhar para colocar seu conteúdo no maior número possível de fontes externas.Apoie o seu trabalho com compartilhamentos e divulgações, aumentando as chances de ganhar links pela audiência. Não é possível estabelecer reputação na rede sem links, portanto, essa etapa deve ser concluída logo nas primeiras fases do projeto.
1) Otimização do site
A otimização do site garante que as ferramentas de busca indiquem sua página, criando um espaço funcional para os usuários e com conteúdo suficiente para ele seja apresentado para as questões certas. A maioria das técnicas de aperfeiçoamento são mudanças feitas apenas uma vez, com defeitos ocasionais e atualizações no futuro.
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