A dinamarquesa GN Store Nord almeja ganhar uma fatia maior do mercado em rápida expansão de fones de ouvido sem fio ao introduzir um novo produto, desafiando os populares Airpods da Apple.
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A tecnologia sem fio deve responder por uma participação crescente do mercado global de fones de ouvido de US$ 9,6 bilhões, o que significa intensa concorrência entre as empresas de tecnologia dispostas a lucrar com essa tendência.
Integrar o sistema de controle de voz da Amazon, Alexa, e reduzir pela metade o preço estão entre as medidas adotadas pela GN para atrair novos clientes com seu mais recente produto. “Estamos expandindo nossa marca para entregar itens que visam um segmento mais amplo dominado pela Apple”, disse à Reuters René Svendsen-Tune, executivo-chefe da divisão de áudio da GN.
A GN é mais conhecida como fabricante de aparelhos auditivos, mas segue uma tradição dinamarquesa de inovação que remonta a 1869, quando iniciou as operações como companhia de telégrafo.
De fato, a divisão de aparelhos auditivos foi beneficiada por trabalhar de perto com a Apple por anos ao usar uma tecnologia similar ao bluetooth, instalada na orelha, que permite ao usuário transmitir voz e música dos iPhones.
A empresa prosseguirá com a parceria e, ao mesmo, competirá com a Apple no mercado de fones de ouvido sem fio, segundo Svendsen-Tune.
A GN lançou seus primeiros fones de ouvido sem fio em novembro de 2016. No mês seguinte, a Apple lançou os Airpods.
Os fones de ouvido originais da GN, customizados para atletas com capacidade de monitorar o progresso e o batimento cardíaco, eram vendidos a US$ 370, duas vezes mais caros do que o produto equivalente da Apple.
“A Apple ajudou a desenvolver esse mercado com grande velocidade, mas agora nós estamos lançando uma nova geração”, disse Svendsen-Tune antes do lançamento do produto no Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Na primeira metade de 2017, cerca de 900 mil unidades de fones de ouvido sem fio foram vendidos só nos Estados Unidos e, desde o lançamento em 2016, a Apple respondeu por 85% das vendas, segundo dados do NPD Group.
A GN disse que ocupava a segunda posição, mas com uma participação de mercado de um único dígito. Este mercado, no entanto, ainda está evoluindo e a concorrência é acirrada.
“Se mantivermos um segundo lugar em 2018, eu acredito que teremos nos saído muito bem”, disse Svendsen-Tune. A divisão de áudio da GN responde por 40% da receita da companhia, enquanto a de aparelhos auditivos contribui com os outros 60%.