O Google fez seu primeiro investimento em um serviço de transporte por aplicativo na Ásia ao injetar capital na Go-Jek, conforme a startup indonésia e rivais rapidamente expandem as operações e os pagamentos digitais no Sudeste Asiático.
LEIA MAIS: Cofundador do Google Brain firma parceria com a Foxconn
“O financiamento aprofunda o compromisso do Google com a economia de internet da Indonésia”, disse Caesar Sengupta, vice-presidente do Google, em publicação de hoje (29) no blog da companhia.
O anúncio feito pelo Google, controlado pela Alphabet, surge duas semanas depois que fontes disseram à “Reuters” que o Google e a Temasek estavam entre os que investiriam na Go-Jek, como parte de uma rodada de financiamento de US$ 1,2 bilhão.
Os serviços rivais Grab e Uber são apoiados pelo japonês SoftBank, enquanto a Go-Jek garantiu investimentos de gigantes chinesas de tecnologia como a Tencent Holdings e a JD.com.
O blog do Google não especifica quanto é o investimento, mas duas fontes disseram à “Reuters” que seria de US$ 100 milhões.
Serviços de transporte por aplicativo estão investindo dezenas de milhões de dólares para expandir seus sistemas de pagamento digital e também buscam permitir aos usuários pagar por serviços de terceiros.
VEJA TAMBÉM: Google lançará centro de pesquisa de inteligência artificial na China
Com mais de 133 milhões de pessoas online, a Indonésia abriga a quinta maior população de usuários de internet do mundo, mas metade ainda precisa se conectar à rede, de acordo com Sengupta.
Tanto Grab quanto Uber estão crescendo no mercado doméstico da Go-Jek, que é o mais populoso e onde os locais dependem de uma variedade de serviços por aplicativo. O Sudeste Asiático é o terceiro maior mercado para os serviços de transporte por aplicativo do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos.
A Go-Jek, que atua com mototáxis, entrega tudo, desde comida até compras de supermercado em toda a capital Jacarta com um simples clique no aplicativo.