As vendas totais líquidas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no quarto trimestre subiram 6,8% na comparação anual, para R$ 12,5 bilhões, disse a empresa hoje (15), levando o faturamento a encerrar o ano com alta acumulada de 8,2%.
LEIA MAIS: GPA quer abrir 20 lojas Assaí por ano até 2020
O crescimento das vendas no trimestre e no ano foram impulsionadas pelo forte desempenho do segmento de atacarejo, enquanto as vendas líquidas do segmento Multivarejo (que reúne a operação das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e seus formatos de Proximidade, com o Minuto Pão de Açúcar e o Minimercado Extra) recuaram.
No conceito mesmas lojas, o GPA reportou um crescimento da ordem de 3,5% em relação ao quarto trimestre de 2016, citando “contínuos ganhos” de participação de mercado tanto no Multivarejo quanto na rede Assaí.
Às 10h48 (horário de Brasília), as ações do GPA subiam 1,58%, a R$ 76,06, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 0,47%. Em 2017, os papéis da companhia acumularam ganho de 44,8%.
No Multivarejo, o faturamento líquido somou R$ 7,1 bilhões entre outubro a dezembro, queda de 4,9% ano a ano, com o desempenho afetado pela deflação de alimentos, principalmente em produtos de Natal, e a migração de canais em função do cenário econômico.
Já a divisão de atacarejo Assaí teve uma receita líquida de R$ 5,44 bilhões no quarto trimestre, 28,2% maior ante igual intervalo de 2016, com inauguração de 11 novas unidades no período, sendo oito conversões e três orgânicas, e um aumento anual de 10,7% no conceito vendas mesmas lojas.
VEJA TAMBÉM: Assaí deve ampliar distância sobre outras bandeiras do GPA, diz presidente
“No trimestre, tanto as vendas ‘mesmas lojas’ como as novas lojas foram impulsionadas pelas ações comerciais de inaugurações, ‘Aniversário Assaí’ e pela ‘Black Friday’ realizada pela primeira vez na bandeira, com destaque na categoria de bazar”, informou o GPA no comunicado sobre o desempenho do atacarejo.
ACUMULADO
Em 2017, o faturamento líquido do GPA aumentou 8,2% ano a ano, para R$ 44,6 bilhões, dos quais R$ 26,2 bilhões vieram do segmento Multivarejo e R$ 18,44 bilhões da rede de atacarejo Assaí.
No Multivarejo, as vendas líquidas totais no ano recuaram 2,1% sobre 2016, impactadas pelo fechamento de 17 hipermercados no período, sendo 15 para conversão em Assaí. “Essa otimização do portifólio de lojas representou uma redução de, aproximadamente, 5% da área de vendas do Multivarejo”, explicou o GPA.
Trabalhos de reforma em 50 lojas da bandeira Pão de Açúcar também comprometeram o desempenho da divisão Multivarejo, disse a empresa, acrescentando que o plano é reformar cerca de 20 unidades em 2018.
E MAIS: Casino manterá estratégia do GPA após IPO de Carrefour no Brasil
No caso da rede de atacarejo Assaí, houve alta de 27,8% na receita líquida anual, com 20 aberturas no ano, sendo 15 conversões e cinco orgânicas, além da entrada da marca em Minas Gerais e Piauí.
“As lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper, confirmando a assertividade do projeto e a aderência do formato nas lojas escolhidas”, informou o GPA.
Durante 2017 foram inauguradas cinco lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, além de duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.