A rede de fast food McDonald’s anunciou hoje (30) vendas robustas no quarto trimestre nos Estados Unidos, impulsionadas por novas ofertas de frango e itens mais baratos no cardápio, mas isso não foi suficiente para saciar o crescente apetite de Wall Street por crescimento.
LEIA MAIS: McDonalds lança hambúrguer gourmet na Suécia e serviço de reserva de mesa
Há três anos são altas as expectativas dos investidores em uma recuperação liderada pelo presidente-executivo, Steve Easterbrook. Sob o seu comando, a empresa está recuperando participação de rivais e conquistando clientes que haviam migrado para cadeias como Panera Bread e Chipotle Mexican Grill.
As ações do McDonald’s caíam mais de 3% nesta terça-feira, cotadas a US$ 172,15. Desde que Easterbrook assumiu a liderança da rede em 1º de março de 2015, os papéis acumularam alta de 80%, superando o avanço de 36% do índice S&P 500.
As vendas em restaurantes dos EUA abertos há pelo menos 13 meses subiram 4,5% no período, registrando o quarto aumento trimestral consecutivo, segundo as estimativas de analistas. As vendas na região foram impulsionadas pela maior demanda por sua oferta combinada e bebidas baratas. Os Estados Unidos são o maior mercado da marca em número de restaurantes, receita e lucro operacional.
As vendas globais no conceito mesmas lojas aumentaram 5,5% no quarto trimestre, conforme a rede atendeu mais clientes em regiões como Canadá, Reino Unido e China. O desempenho superou a alta de 5% esperada por analistas, “embora um pouco mais modesto do que em trimestres anteriores”, disse em nota Sara Senatore, analista da Bernstein.
VEJA TAMBÉM: 8 melhores restaurantes recém-inaugurados em Chicago
O lucro líquido trimestral caiu para US$ 698,7 milhões, ante US$ 1,19 bilhão de um ano antes, em especial devido a uma despesa líquida única de US$ 700 milhões relacionada à nova legislação tributária dos EUA.
Excluindo itens extraordinários, a empresa lucrou US$ 1,71 por ação, superando a estimativa média dos analistas de US$ 1,59, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita caiu 11,4% no trimestre encerrado em dezembro, para US$ 5,3 bilhões, à medida que o McDonald’s aumentou as vendas de restaurantes para franqueados e parceiros estratégicos.