O GPA anunciou ontem (19) uma reformulação em sua administração, nomeando o presidente da unidade de móveis e eletrodomésticos Via Varejo para a presidência-executiva no lugar de Ronaldo Iabrudi.
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A mudança pode indicar aumento na importância do comércio eletrônico para uma companhia que nos últimos meses obteve forte crescimento apoiado em negócios de atacarejo, uma vez que o país começa a deixar para trás uma recessão de dois anos.
Peter Estermann é presidente-executivo da Via Varejo desde outubro de 2015. Segundo a companhia, sob sua gestão a empresa dona das bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia conseguiu integrar suas operações de varejo físico e digital obtendo crescimento de vendas de R$ 19 bilhões para R$ 25 bilhões por ano e seus papéis na bolsa se valorizaram em mais de 500%.
As mudanças no grupo vão ocorrer em 26 de abril e para o lugar de Estermann na Via Varejo, o grupo indicou o executivo Flávio Dias, que hoje comanda a unidade de negócios online da rede de móveis e eletrodomésticos.
Iabrudi é presidente-executivo do GPA desde 2014, assumindo depois que o grupo francês Casino consolidou o controle sobre a companhia. Sob sua gestão, e em meio à crise econômica do país, o GPA focou seus negócios na abertura de lojas de atacarejo da bandeira Assaí e, mais recentemente, começou a implementar integração de lojas físicas com comércio eletrônico.
Além de ser co-vice-presidente do GPA, ao lado de Arnaud Strasser, Iabrudi presidirá o conselho de administração da Via Varejo, companhia colocada à venda pelo GPA no final de 2016.
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As mudanças foram anunciadas pouco antes do GPA anunciar lucro líquido de R$ 408 milhões no quarto trimestre, ante resultado negativo de R$ 29 milhões sofrido um ano antes.
Em termos ajustados, e considerando apenas operações continuadas, o lucro líquido do GPA atribuível a acionistas controladores foi de R$ 159 milhões, queda de 18,4% sobre o quarto trimestre de 2016.
Mas a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) disparou 62% na comparação anual, para R$ 756 milhões. Em termos ajustados, o Ebitda subiu 28%, a R$ 931 milhões.
Para 2018, o GPA previu que as vendas mesmas lojas na divisão Assaí vão subir acima da inflação e que as vendas da unidade “multivarejo”, que reúne supermercados e hipermercados das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, vão seguir em linha com a inflação de alimentos.
O grupo previu que a margem Ebitda do Assaí vai subir 0,2% a 0,3% este ano sobre os 5% de margem ajustada de 2017. No multivarejo a expectativa é de expansão da margem de 0,5% a 0,6%.
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Além disso, a empresa espera acelerar monetização de estoque de créditos tributários em 2018, o que permitirá entre outros fatores “estornar integral ou parcialmente a provisão de R$ 369 milhões realizada no Assaí no segundo trimestre de 2017”, se o GPA conseguir “implementar planos de monetização acima do ritmo atual”.
A expectativa de investimento do GPA para 2018 é de R$ 1,6 bilhão, “com foco na abertura de 20 lojas Assaí (incluindo conversões) e continuidade das reformas Pão de Açúcar (cerca de 20 lojas no ano)”. Em 2017, o grupo investiu na divisão alimentar R$ 1,355 bilhão, alta de 9% sobre 2016.