O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela Airbus de cerca de 50% do capital social da CSALP, controlada pela canadense Bombardier e por uma entidade ligada ao governo de Quebec, segundo despacho da superintendência-geral do órgão publicado no Diário Oficial de hoje (20).
LEIA MAIS: Empresa de viagens de helicópteros por aplicativo se consolida como novo braço da Airbus
As atividades da CSALP incluem desenho, desenvolvimento, fabricação, montagem, certificação e venda de jatos da família C Series, informa parecer no site do Cade.
A compra de 50,01% da CSALP pela Airbus visa reunir as famílias supostamente complementares de aviões de corredor único de ambas as partes, incluindo as aeronaves A320 da Airbus e as C Series da Bombardier, de acordo com a autarquia.
Segundo o parecer do Cade, o portfólio de aeronaves ofertadas pelas empresas é complementar e o maior concorrente do C Series seria a brasileira Embraer. Deste modo, o órgão antitruste avalia que a transação “não tende a gerar efeitos deletérios ao mercado de aeronaves de corredor único com capacidade de 100 a 150 assentos, seja no cenário mundial, seja no cenário nacional”.