Uma das maiores dores de cabeça de quem tem um carro é sua manutenção. Poucos conhecem a mecânica e as instalações elétricas e eletrônicas do veículo a ponto de identificar as causas de um problema – ou antecipar-se a ele. Mais angustiante é encontrar um mecânico que transmita confiança e que cobre – na opinião do consumidor – um preço justo.
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“O mecânico pode dar um diagnóstico que talvez não seja o correto”, disse a FORBES Brasil Uri Levine, em videoconferência a partir de Israel. Ele é cofundador do app de localização Waze e agora do Engie, aplicativo de manutenção de veículos que realiza diagnósticos em tempo real e que faz a ponte entre consumidores e mecânicos.
O Engie foi fundado em 2014, em Israel, e está disponível também no Reino Unido, nos EUA, na Espanha e no México. A solução foi lançada dia 30 de novembro no Brasil, e está disponível nas plataformas Android e iOS. Foram feitos mais de 20 mil downloads na primeira semana. Além disso, segundo a Engie, foram adquiridos 10 mil dispositivos OBDII, pequeno hardware que, conectado à central eletrônica do carro, envia as informações via bluetooth ao smartphone do usuário. O preço do dispositivo é R$ 69 para Android e R$ 99 para iOS.
Mais de 10 mil itens podem ser checados em diferentes partes do carro, como o funcionamento do motor, o consumo de combustível e o funcionamento da parte elétrica (incluindo as condições da bateria). Após a identificação do problema, o aplicativo mostra ao motorista uma lista de mecânicos previamente cadastrados e avaliados. “Ele compara o preço dos mecânicos sem ter que ir até eles”, explica Levine. Isso, segundo ele, pode levar a uma redução de até 30% no custo de manutenção.
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