Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Escolas de robótica conquistam mercado

Escolas infantis de robótica conquistam mercado

Estudos indicam que 65% das crianças de hoje vão trabalhar em funções que ainda não existem

Andrea Vialli
31/03/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Breno, Matheus, Marlon e Marcelo, sócios na Buddys

Foi na sala de casa que Marlon Wanderllich começou a dar aulas de programação e robótica para crianças e adolescentes. Estudante de engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais, fez uma especialização na França e voltou cheio de vontade de empreender. Com a ajuda da família e R$ 500 de investimento, imprimiu alguns panfletos e saiu distribuindo nas escolas de Belo Horizonte. Os primeiros alunos vieram, o boca a boca funcionou e logo Wanderllich precisou de ajuda. Os irmãos Matheus e Marcelo se uniram à empreitada e um empréstimo de R$ 10 mil de uma prima deu o empurrão para estruturar a Buddys, escola voltada para alunos de 5 a 17 anos.

LEIA MAIS: Professores tecnológicos: escola finlandesa testa robôs educadores

As primeiras aulas começaram em 2013 e, até o ano seguinte, a empresa ainda funcionava no apartamento da família, conta Wanderllich, que chegou a ter 40 alunos na sala de casa. O salto veio em 2015, quando os empreendedores abriram uma unidade na zona sul da capital mineira e estruturam o projeto de expansão por meio de franquias. A entrada de um novo sócio, o primo Breno Leles, deu fôlego financeiro para os passos seguintes. Hoje a Buddys tem 18 unidades no país e faturou R$ 1,5 milhão no ano passado – a meta é fechar 2018 com 50 unidades franqueadas. Nada mal para uma empresa jovem e gerida por jovens: a idade média dos quatro sócios é de 22 anos. “Ainda é um nicho de mercado, mas há um movimento de pais que querem que os filhos tenham acesso a esses conteúdos, e de filhos querendo aprender”, diz Wanderllich. O perfil dos alunos é majoritariamente de meninos entre 10 e 12 anos, das classes AB, que querem aprender a desenvolver seus próprios jogos e aplicativos.

Com o mesmo propósito atua a Happy Code, startup criada por Rodrigo Santos, ex-executivo da área de TI que, após um período nos EUA, notou o fascínio que a robótica despertava nas crianças, especialmente nos chamados nativos digitais, que já cresceram com um tablet ou um celular na mão. Um dos cursos mais procurados é o de drone autônomo, para alunos a partir de 8 anos. Mas o ensino de competências digitais vai além do aspecto lúdico, já que as profissões ligadas a tecnologia são promissoras. “Há um grande mercado a ser conquistado. Estudos mostram que 65% das crianças de hoje vão trabalhar em funções que ainda não foram inventadas”, diz Walter Fernandes Júnior, diretor comercial da Happy Code. A empresa já contabiliza 80 franquias no Brasil, dez na Europa (Portugal e Espanha), além de um escritório em São Francisco.

 

Reportagem publicada na edição 56, lançada em dezembro de 2017

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • crianças
  • empreender
  • escola
  • programação
  • robótica

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.