A Lojas Americanas planeja inaugurar cerca de 200 lojas este ano, sendo que 10 já foram abertas e outras 90 já foram contratadas, disse o diretor financeiro da rede de varejo, Carlos Padilha.
LEIA MAIS: Lojas Americanas aprova oferta primária de ações
O número estimado para este ano fica em linha com 2017, quando a empresa abriu um total recorde de 195 lojas, entrando em 85 novas cidades.
Em relação às lojas de conveniência, com seis unidades abertas no ano passado, Padilha afirmou que a empresa vem estudando formas de melhorar o projeto para ganhar mais mercado e expandir no negócio. “A gente vê um potencial incrível de abrir uma quantidade enorme de lojas de conveniência no Brasil”, disse hoje (8) o executivo em teleconferência, sem detalhar a quantidade de lojas.
Na véspera, a empresa divulgou seu resultado do quarto trimestre, com alta de 11,4% no lucro ante um ano antes, para R$ 284,7 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 1,9%, para R$ 849,1 milhões, enquanto a margem Ebitda ajustada recuou 1,5% no período, para 22,1%.
A queda na margem, segundo a empresa, reflete o aumento das despesas operacionais no período devido ao maior número de lojas abertas.
INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA
Em relação a Let’s, nova empresa da Lojas Americanas e da B2W, Padilha afirmou que a companhia foi criada para fazer gestão dos ativos de logística das duas e criar mais sinergias conforme as empresas ganham escala. “Nosso negócio é de escala e como um dos principais pilares é a logística, esse também é de escala”, disse o executivo.
VEJA TAMBÉM: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online
Segundo o executivo, nada muda do ponto de vista societário e contábil das companhias com a criação da Let’s. Cada uma seguirá com seus ativos e a Let’s fará a gestão de forma combinada.
“Se tiver um trabalho que é das duas e, por conta disso, tenha que fazer um rateio de despesas, vamos fazer isso”, disse.