Muitos profissionais talentosos usam algumas palavras durante suas vendas que podem custar dinheiro, influência e a oportunidade de construir relacionamentos mais profundos. A eliminação desses termos pode aumentar vendas e proporcionar conexões mais fortes com os clientes.
LEIA MAIS: Como ganhar até US$ 40 mil por ano com a venda de maconha nos EUA
A forma como nos comunicamos está diretamente relacionada ao nosso desempenho. Quanto melhor for a comunicação, maior será o sucesso da empresa e o número de negócios que serão fechados. Então, por que a maioria dos líderes não pensa nisso?
A percepção é uma das principais razões. Muitos profissionais acreditam que já são bons, o que, com certeza, faz parte do problema. Eles pensam que saber falar é o mesmo que saber se comunicar, e isso não é verdade. Assim como qualquer habilidade dos negócios, a comunicação deve ser melhorada constantemente.
Veja, na galeria de fotos abaixo, as 7 piores palavras para usar em vendas:
-
iStock 1) Nós
“Nós podemos lhe oferecer isso”, “Nós podemos fazer aquilo”, “Você deveria trabalhar conosco” são alguns exemplos de mau uso da palavra. Quem seriam “nós”? Muitos vendedores assumem que os clientes os conhecem porque disseram o nome da companhia em algum momento. A repetição é o que irá fazer com que as pessoas se lembrem da empresa, já que elas escutam “nós” diversas vezes ao longo do dia. Substitua “nós” pelo nome de sua companhia. -
iStock 2) Acho
As pessoas o pagam para saber, não para achar. Pare de dizer frases como “Eu acho que esta é uma boa ideia” ou “Acho que trabalharíamos bem juntos”. Em vez disso, escolha frases como: “Essa é uma boa ideia” ou “Trabalharíamos bem juntos”. Seja confiante nas suas palavras e demonstre certezas. -
iStock 3) Se
Frases como “Se você tiver tempo, podemos nos encontrar esta semana” ou “Se nós pudéssemos fazer isso, você aceitaria?” são usadas o tempo todo na área de vendas. Uma linguagem elementar irá trazer resultados elementares. Não use “se”, mas sim “quando”. O certo é: “Quando que você tem tempo para me encontrar esta semana?” e “Quando pudermos fazer isso, você aceitaria?”. -
iStock 4) Hã
Não há problema neste tipo de hesitação antes de dizer “sim” até que ela distraia ou atrapalhe a venda. Essa palavra demonstra incerteza. Saiba o que deve falar em vendas e não diga “hã” antes de uma resposta. -
Anúncio publicitário -
iStock 5) Provavelmente
Esta palavra significa que você não sabe e demonstra que nem sequer pensou sobre o tópico. Os clientes gostam de comprar de pessoas que são confiantes em relação aos produtos ou serviços que oferecem. Falar “provavelmente” também diz que você não tem muita experiência, seja porque a situação ainda não havia acontecido ou porque você ainda não criou uma solução para ela. -
iStock 6) Pequeno
Frases como “Temos um negócio pequeno”, “Nosso time é pequeno” ou “Somos uma pequena parte de algo maior” nunca devem ser usadas. Não importa o tamanho da empresa se o trabalho for bem feito. Ao chamar a si mesmo, o time, a companhia ou presença de “pequeno”, você diminui quem é e o que faz. -
iStock 7) Apenas
As companhias que mais vendem, como Google, Apple e Tiffany & Co., não diriam “Este computador custa apenas US$ 1.400 ou “Este colar custa apenas US$ 45 mil”. Eles colocam seus preços com confiança e não dão descontos. Essas marcas aumentam seu valor ao demonstrar firmeza no reconhecimento de seu mérito.
1) Nós
“Nós podemos lhe oferecer isso”, “Nós podemos fazer aquilo”, “Você deveria trabalhar conosco” são alguns exemplos de mau uso da palavra. Quem seriam “nós”? Muitos vendedores assumem que os clientes os conhecem porque disseram o nome da companhia em algum momento. A repetição é o que irá fazer com que as pessoas se lembrem da empresa, já que elas escutam “nós” diversas vezes ao longo do dia. Substitua “nós” pelo nome de sua companhia.