A Hyperloop Transportation Technologies anunciou ontem (6) a instalação de um centro global de inovação em logística para pesquisa e desenvolvimento para transporte cargas em alta velocidade, no município de Contagem, em Minas Gerais.
VEJA TAMBÉM: Hyperloop quer dominar o transporte de cargas no Brasil
Segundo a Hyperloop, o projeto é uma parceria público-privada com investimentos totais iniciais de R$ 26 milhões divididos entre a empresa, o poder público e investidores.
Chamado de XO Square, o centro de inovação da empresa terá um laboratório de aceleração, uma incubadora e uma área para treinamentos e parcerias com universidades e outras entidades.
Fundada em 2013 e com sede em Los Angeles, a empresa tem como foco a tecnologia Hyperloop, “um sistema de mobilidade que conecta pessoas e bens a velocidades sem precedentes”, afirmou a empresa em nota.
A tecnologia consiste em cápsulas que se deslocam em tubos em plataformas elevadas que podem alcançar velocidades de até 1,2 mil km/h, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), parceira do projeto.
LEIA: Elon Musk diz ter recebido aprovação para construir “hyperloop”
O sistema foi idealizado por Elon Musk, dono da Tesla e do SpaceX.