Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Cielo vai multiplicar terminais 'co-branded'

Cielo vai multiplicar terminais ‘co-branded’

Estratégia é uma tentativa de reverter a queda na base de clientes

Redação, com Reuters
03/05/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Estratégia é uma tentativa de reverter a queda na base de clientes

A Cielo deve anunciar nos próximos dias parcerias semelhantes às que fez com o Bradesco em terminais co-branded para tentar reverter a contínua queda na base de clientes, sinalizou hoje (3) o presidente-executivo da empresa de meios de pagamentos Eduardo Gouveia. “Devemos ter parcerias similares com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e redes de varejo”, disse aos jornalistas.

LEIA MAIS: Lucro líquido da Cielo cai 7% no 1º trimestre

Maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do país, a Cielo anunciou ontem (2) uma queda de 7% no lucro recorrente do primeiro trimestre, na comparação anual, refletindo entre outros fatores a redução de 13,6% do número de terminais de pagamentos ativos da empresa.

A última linha do resultado também refletiu menores receitas com antecipação de recebíveis, na esteira dos efeitos da queda da Selic, hoje na mínima histórica de 6,5% ao ano.

A venda de terminais com bandeiras dos próprios bancos sócios é uma das respostas da Cielo para tentar reagir a um número crescente de rivais, que têm explorado sobretudo os lojistas menores, com taxas de desconto mais baixas por operação e no aluguel dos dispositivos de pagamentos.

Uma das principais rivais é a PagSeguro, do grupo UOL, que estreou na bolsa de Nova York em janeiro com valor de mercado de cerca de US$ 9 bilhões, ou quase 40% da Cielo. Outras rivais incluem Stone, iZettle e Bin, da First Data, que se oferecem como opção a credenciadoras tradicionais.

Em janeiro, a Cielo também assumiu o controle da Stelo, que surgiu em 2014 como concorrente das chamadas subadquirentes, facilitadoras de meios de pagamentos no comércio eletrônico, como PagSeguro e PayPal. A partir do segundo trimestre, a Cielo passará a divulgar números de terminais da Stelo em operação.

LEIA MAIS: Cielo tem alta de 4,2% no lucro líquido do 4º tri

A exemplo do que fazem as rivais menores, a Stelo vende os terminais de pagamentos, em vez de cobrar um aluguel dos comerciantes.

Mas mesmo com os próprios equipamentos, a Cielo passou a oferecer uma conjunto diferente, passando a cobrar mensalidade, em substituição a um conjunto de aluguel mais cobrança por transação. O pacote inclui repassar ao lojista os recursos das vendas em D+2, em vez dos tradicionais D+30.

Para Gouveia, entre clientes maiores, como as grandes redes varejistas, o mercado de adquirência segue racional, sem uma competição tão agressiva entre as empresas de pagamento. “O mercado está mais competitivo na base”, disse Gouveia.

O executivo evitou dizer para quando espera que as iniciativas em curso façam a Cielo reverter o processo de redução da base de terminais da companhia, que caiu em 25% nos últimos dois anos.

Nesse período, enquanto tem tentado achar um equilíbrio entre manter uma operação rentável e segurar fatias de mercado, a Cielo tem enfrentado o ceticismo de investidores e analistas. A margem Ebitda da empresa, que chegou a ser de 68% alguns anos atrás, foi de 44,6% no primeiro trimestre.

LEIA MAIS: Cielo contra-ataca rivais e assume 100% da Stelo

Com isso, no espaço de 24 meses concluído ontem, a ação da empresa teve queda de 27,2%, enquanto o Ibovespa teve valorização de 58%.

Em relatório, os analistas Domingos Falavina, Yuri Fernandes e Guilherme Grespan afirmaram que o resultado da Cielo do primeiro trimestre “ainda nos mostram um mercado de competitividade desafiadora”.

Às 12h26, a ação da Cielo tinha queda de 6%, segunda maior baixa do Ibovespa, que recuava 1,4%.

O mercado antes caracterizado por um duopólio da Cielo, dos sócios Bradesco e Banco do Brasil, e Rede, do Itaú Unibanco, pode ter a entrada de cerca de 30 novos concorrentes, afirmou o JPMorgan em abril, quando cortou a recomendação da Cielo.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Cielo
  • queda

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.