A Home Depot divulgou hoje (15) vendas em lojas estabelecidas abaixo das previsões de Wall Street, uma vez que um inverno excepcionalmente longo nos Estados Unidos atingiu as vendas de produtos de jardinagem. A varejista, no entanto, disse que espera recuperar a maioria das vendas perdidas.
LEIA MAIS: O Lego da construção
Esta foi a primeira vez em sete trimestres que as vendas da Home Depot ficaram abaixo das expectativas. “O dado abaixo do esperado em termos de jardinagem foi significativo em relação ao que planejamos”, disse o presidente-executivo da empresa, Craig Menear, em uma teleconferência com analistas. Ele estava se referindo a produtos como fertilizantes e adubo, que respondem por 15% a 20% da receita, e sofreram um grande impacto no primeiro trimestre.
Ainda assim, a Home Depot manteve intactas as previsões de vendas e lucros para o ano inteiro e disse que estava vendo um crescimento de vendas de dois dígitos em maio.
Em termos de rentabilidade para o ano, a companhia espera investir uma parte significativa de sua margem operacional de volta na melhoria de suas lojas, incrementando a experiência do cliente e fortalecendo sua cadeia de fornecimento, disse a diretora financeira Carol Tome, em uma entrevista.
As vendas nas lojas Home Depot abertas há mais de um ano subiram 4,2% no primeiro trimestre encerrado em 29 de abril, ficando abaixo da expectativa média dos analistas de um aumento de 5,4%, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
As vendas líquidas totais da empresa subiram 4,4%, para US$ 24,95 bilhões, no primeiro trimestre, mas ficaram aquém das expectativas, enquanto o lucro por ação superou as previsões.
LEIA MAIS: Incorporadora constrói prédios do Minha Casa, Minha Vida com padrão de classe média alta
Um inverno que se prolongou para março e abril em algumas partes dos Estados Unidos causou uma queda de 1,3% no tráfego de consumidores e forçou a Home Depot a lançar fortes descontos em diversos produtos sazonais.