Tudo parece ir bem em sua campanha de otimização de mecanismo de busca (SEO). Você teve alguns problemas, claro, mas no geral, está em uma sólida trajetória de crescimento, e as coisas só vão melhorar a partir daqui. Você tem até relatórios que podem ajudá-lo.
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O SEO é uma estratégia complexa, com centenas de variáveis interdependentes para medir e uma necessidade constante de desafiar suas suposições. Confiar em seus instintos e primeiras impressões não é bom o suficiente se você quiser ter uma visão precisa do funcionamento de sua campanha. Você terá de ir mais fundo para encontrar uma visão realmente objetiva e imparcial do seu progresso, já que, quando se trata desse mecanismo, tendemos a ser vítimas de um ou mais vieses cognitivos.
Os vieses cognitivos são subprodutos naturais da maneira como nossos cérebros funcionam, e existem em quase todos como fatores sutis que distorcem a maneira como pensamos. Os quatro exemplos a seguir são apenas alguns dos que podem afetar suas percepções da campanha:
1. Confirmação: isso faz com que você favoreça de maneira desproporcional a evidência que apoia suas suposições e rejeite ou desvalorize evidências que sirvam para contradizê-lo. Na prática, digamos que você comece a avaliar seu desempenho mensal com a suposição de que está se saindo melhor do que no mês passado. Você pode apontar métricas importantes que foram aprimoradas, enquanto ignora as métricas que reduziram ou surge com desculpas sobre a razão dessa queda.
2. Ancoragem: é um fenômeno complexo que faz com que você dependa demais da primeira informação que vê. No contexto de uma campanha de SEO, você pode ouvir que seu departamento busca mil visitantes orgânicos mensais e usar isso como base de comparação com as métricas reais. Se você receber 1.100 visitantes, irá considerar a sua campanha um sucesso, mesmo se tivesse conseguido 1.600 visitantes com uma estratégia melhor.
3. Saliência: o viés da saliência faz com que você favoreça desproporcionalmente informações que são proeminentes sobre aquelas menos visíveis. Por exemplo, se houver uma ovelha negra em um rebanho de 100 ovelhas brancas, sua atenção será naturalmente atraída para ela. O mais provável é que você amplie as métricas e gráficos mais notáveis do seu relatório, o que pode minar os números menos visíveis. Combinado com um viés de confirmação e/ou um pouco de otimismo, é menos provável que você perceba métricas que funcionam contra você.
4. Influências: somos criaturas sociais e muitas vezes tendemos a fazer coisas apenas porque outras pessoas fazem. Se seu líder de equipe ou chefe de departamento acredita que sua campanha de SEO tem obtido bons resultados, é fácil ser induzido a esse estado de pensamento.
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Há ainda outros dois fatores que prejudicam sua estratégia de SEO:
Complacência e estagnação
Você também pode estar enganado sobre a saúde e o progresso de sua campanha porque está satisfeito com qualquer notícia positiva. Por exemplo, digamos que você assuma uma campanha que já roda há um ano e, a cada mês, vê, em média, um aumento de 50 visitantes orgânicos mensais. Dependendo do quanto é investido, isso pode representar um retorno financeiro (ROI) positivo, então, você provavelmente pensará que o que faz funciona e continuará com o mesmo plano.
O problema é que essa prática ignora seus ganhos e crescimento potenciais. E, se você pudesse gastar a mesma quantia e ver aumentos de 200 visitantes por mês? Ou 300? E se 50 estiver bem abaixo da média do seu setor?
Resistência para mudar
Alguns otimizadores de pesquisa também dizem acreditar que seu trabalho é bom o suficiente porque não querem fazer nada diferente ou não sabem como alterar suas táticas de maneira significativa. Eles estão acostumados a um conjunto de estratégias e a uma abordagem. Logo, admitir que a campanha não funciona bem é dar boas-vindas a uma enorme mudança estratégica e processual, o que é uma ideia desagradável para praticamente qualquer pessoa.
Quais são as melhores estratégias para melhorar o SEO
Aqui está a boa notícia. Só porque você foi vítima dessas armadilhas no passado não significa que tenha de ser vítima delas no futuro.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 4 estratégias que você pode usar para melhorar o SEO:
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iStock 1. Prove-se errado
O método científico funciona porque força as pessoas a colocar suas crenças e suposições à prova. Trabalhe contra seus preconceitos cognitivos e tente provar que está errado. Procure evidências que contradizem especificamente sua posição e métricas que mostrem falta de crescimento. Se você não encontrar uma depois uma pesquisa exaustiva, provavelmente, poderá descansar sabendo que sua campanha está saudável.
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iStock 2. Continue a mudar as coisas
Experimentação é uma coisa boa para SEO. Experimente novas estratégias, novas abordagens e novas maneiras de fazer as coisas. Você nunca sabe o que uma simples mudança pode fazer por sua campanha e, se mudar de ideia de forma consistente, nunca se tornará complacente.
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iStock 3. Procure por falhas
Estude as suas falhas. Mesmo que você não ache que há algo inerentemente “errado” em sua campanha, procure algo que possa ser melhorado. Sempre há espaço para crescimento e refinamento.
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iStock 4. Procure opiniões diferentes
Com quem você costuma falar sobre a natureza da sua campanha? Conversar com um grupo mais diversificado de especialistas pode levá-lo a conhecer diferentes perspectivas. Procurar conselhos e indicações fora de sua equipe pode livrá-lo do efeito da influência, especialmente, se todos estão internamente envolvidos com a ideia de que sua campanha é perfeita do jeito que está.
1. Prove-se errado
O método científico funciona porque força as pessoas a colocar suas crenças e suposições à prova. Trabalhe contra seus preconceitos cognitivos e tente provar que está errado. Procure evidências que contradizem especificamente sua posição e métricas que mostrem falta de crescimento. Se você não encontrar uma depois uma pesquisa exaustiva, provavelmente, poderá descansar sabendo que sua campanha está saudável.