O Google anunciou hoje (27) a maior mudança de marca de seu software de publicidade, retirando os nomes DoubleClick e AdWords para simplificar os pontos de entrada para anunciantes e vendedores de anúncios.
LEIA MAIS: Google vai investir em gigante chinesa
Os executivos do Google disseram que suas taxas não estão mudando e os serviços não estão se fundindo. A empresa manterá o AdSense e Marcas da AdMob para tecnologias de vendas de anúncios voltadas para pequenos sites e desenvolvedores de aplicativos móveis, respectivamente.
Mas sua ferramenta básica para anúncios agora será chamada Google Ads, com acesso ao inventário na pesquisa do Google, seu YouTube, a loja de aplicativos do Google Play e 3 milhões de parceiros. A interface padrão do Google Ads será simplificada, disseram os executivos, com a automação alimentando o projeto de anúncios e decidir onde eles devem ser executados.
O software para compradores de anúncios será chamado de Google Marketing Plataform. O Google Ads Manager será uma ferramenta complementar para grandes vendedores.
Brian Wieser, analista financeiro que acompanha empresas de publicidade para a Pivotal Research, disse que os serviços do Googleg eram muito confusos para leigos em propaganda.
VEJA TAMBÉM: Apple contrata expert em direção autônoma do Google
O AdWords foi lançado em 2000 para colocar anúncios de texto na pesquisa. O Google adquiriu o software de publicidade DoubleClick em 2008.
Mas o aumento de preocupações com privacidade e monopólio no ano passado levaram críticos do Google a pedir que reguladores antitruste dividam o negócio de publicidade do Google, que tem um forte apoio em quase todos os elos da indústria.