Você trabalha como pessoa jurídica e luta para ser pago? Essa, infelizmente, é uma experiência comum. Em uma comunidade online de empreendedores privados, uma consulta sobre como cobrar como freelancer resultou em centenas de comentários de indivíduos que ainda aguardavam o pagamento por um trabalho concluído ou tiveram problemas com companhias que desapareceram por meses sem pagar.
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O pagamento atrasado ou a falta dele são problemas crescentes no mundo de quem trabalha como pessoa jurídica. Nos Estados Unidos, um estudo com mais de 5 mil freelancers relatou que as notas costumam ser pagas com uma média de 52 dias de atraso. Isso, muitas vezes, dificulta severamente o fluxo de caixa e a capacidade de planejamento, preparação e escalabilidade do profissional. No entanto, esses empreendedores solo e freelancers muitas vezes têm orçamentos limitados para acionar um advogado para receber. O que fazer então?
Como proprietário de uma empresa, você é responsável pelas políticas em vigor e pelos limites definidos. Nos primeiros dias de negócio, pode parecer uma boa idéia oferecer descontos a amigos e familiares, mas você pode descobrir que a lista de relacionamentos continua a crescer a ponto de falir. Não tem graça. Você não pode construir um negócio se ninguém lhe pagar. Isso muitas vezes o coloca na posição desconfortável de cobrar, quando a suposição é de que o projeto seria gratuito.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 maneiras de responder a clientes que pedem por serviços grátis:
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iStock 1. Estratégias grátis
Há inúmeros fóruns revisados por especialistas, grupos gratuitos no Facebook, oportunidades de consultoria por assinatura, tradução do Google. Ou seja, há muitas maneiras de um cliente encontrar conselhos sobre como se sair bem, sem precisar que você faça um planejamento gratuito, em troca de um almoço, por exemplo. Crie scripts para preservar suas políticas e sua sanidade. A próxima vez que um cliente em potencial se aproximar e pedir por ideias para uma estratégia de negócio gratuita, que seria um serviço pago, responda com um e-mail educado.
Um exemplo de resposta: “Obrigado pela questão! Eu adoraria ajudá-lo. Sinta-se à vontade para agendar uma sessão aqui [insira o link para sessão de estratégia paga] ou confira nossos arquivos de FAQs aqui [insira o link para recursos grátis]. Se você tiver alguma dúvida, por favor me avise.
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iStock 2. Serviços gratuitos
Seu cliente em potencial gostaria que você trabalhasse rapidamente em algo e o ajudasse de graça? Muitos empreendedores continuam vítimas de oferecer serviços pagos de graça, “só desta vez”, por empatia ou ilusão de que o gesto trará novos serviços, pelos quais cobrará, no futuro. Normalmente, a justificativa é que a empresa que pede o serviço de graça é uma startup ou uma ONG sem acesso a fundos. Não caia nessa, mas, se concordar, tenha em mente que isso criará um precedente para os outros. Seu tempo é valioso e deve ser respeitado. Você deve isso a si mesmo e aos seus clientes que pagam pelos seus serviços.
Um exemplo de resposta: “Obrigado pelo seu interesse em trabalhar conosco. Neste momento, nosso cronograma de clientes não nos permite assumir um trabalho gratuito adicional. No entanto, convido-o a verificar o nosso pacote de nível de entrada aqui [insira o link]. Espero que isso possa ser uma ótima opção para você. Se agora não for a hora certa, vamos nos conectar novamente quando possível. -
iStock 3. Atendimento gratuito
Talvez você ofereça uma política de conversa/consultoria inicial gratuita, à distância, para clientes em potencial. O problema é que, infelizmente, muitas dessas conversas, previamente agendadas, são canceladas de última hora e interrompem seu tempo e seu fluxo de trabalho. Embora você possa contratar um assistente virtual ou um executivo de vendas para trabalhar com essas chamadas introdutórias, também é útil ter e-mails de modelo para conexões canceladas de última hora.
Um exemplo de mensagem: “Lamentamos que você não tenha conseguido entrar em contato comigo hoje. Eu estava realmente ansioso para nos conectar. Minha agenda está tão cheia que seria útil se você tivesse entrado em contato mais cedo, mas eu entendo que essas coisas acontecem. Por favor, use o link do meu calendário aqui para reprogramar.”
1. Estratégias grátis
Há inúmeros fóruns revisados por especialistas, grupos gratuitos no Facebook, oportunidades de consultoria por assinatura, tradução do Google. Ou seja, há muitas maneiras de um cliente encontrar conselhos sobre como se sair bem, sem precisar que você faça um planejamento gratuito, em troca de um almoço, por exemplo. Crie scripts para preservar suas políticas e sua sanidade. A próxima vez que um cliente em potencial se aproximar e pedir por ideias para uma estratégia de negócio gratuita, que seria um serviço pago, responda com um e-mail educado.
Um exemplo de resposta: “Obrigado pela questão! Eu adoraria ajudá-lo. Sinta-se à vontade para agendar uma sessão aqui [insira o link para sessão de estratégia paga] ou confira nossos arquivos de FAQs aqui [insira o link para recursos grátis]. Se você tiver alguma dúvida, por favor me avise.