Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Escolhas do editor / Descubra o ingrediente secreto no sucesso da Amazon

Descubra o ingrediente secreto no sucesso da Amazon

Desde 2001, Jeff Bezos adota a lição aprendida com o autor Jim Collins em seus negócios

Jon Bird
24/07/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

iStock

Desde 2001, Jeff Bezos adota a lição aprendida com o autor Jim Collins em seus negócios

Em 2001, Jeff Bezos teve uma grande ideia, em um retiro corporativo da Amazon, quando o autor Jim Collins descreveu seu conceito de “efeito flywheel”, um ciclo virtuoso de auto-reforço, que cria um impulso crescente nos negócios e os ajuda a ir de bons a ótimos.

LEIA MAIS: Valor de mercado da Amazon supera US$ 900 bilhões

Como Collins escreveu mais tarde: “Uma vez que você encontra o eixo principal desse ciclo, que será um volante, e compreende como aplicar esse entendimento com intensidade criativa e disciplina implacável, obtém o poder da composição estratégica”.

Bezos adotou a ideia e, segundo Brad Stone, em seu livro “The Everything Store”, a implementação do “flywheel” se tornou “o ingrediente secreto” no sucesso da Amazon. Nos primeiros dias, esse ciclo virtuoso era simples (e não diferente da abordagem de Sam Walton com o Walmart): reduzir preços para incentivar mais visitas de clientes, o que atrai vendedores terceirizados e leva a uma utilização mais eficiente da infraestrutura da Amazon, e assim por diante. Mais tarde, no entanto, a Amazon Prime se tornou o volante que impulsionou o negócio.

Como disse Bezos a Walt Mossberg em uma entrevista, em 2016: “Se você olhar para os membros do Prime, eles compram mais na Amazon do que os não-Prime. Depois de pagar a taxa anual, eles olham em volta para ver como podem obter o máximo do programa. Então, procuram em mais categorias, compram mais… Muitos padrões de seus comportamentos mudam”.

Ao analisar de perto o Amazon Prime Day deste ano, fica claro que a ação tem menos a ver com vendas de curto prazo (que, diga-se, foram impressionantes) e mais com a geração de impulso, sustentada a longo prazo nos negócios da Amazon. É tudo sobre girar o volante.

VEJA TAMBÉM: Amazon vende 100 milhões de produtos em liquidação

A ação deste ano teve um grande impacto: alcançou mais de US$ 4 bilhões em vendas, derrubou servidores e apresentou aos compradores páginas de erro com fotos de cachorros, impulsionou a panela Instant Pot ao topo dos gráficos de vendas, com um enorme efeito cascata sobre o resto do varejo. Ao longo do ano, os efeitos positivos do Prime Day continuarão a ser sentidos pela Amazon, e o volante girará cada vez mais rápido.

Veja, na galeria de fotos abaixo, por que o Amazon Prime Day é muito mais do que um dia de vendas acima da média:

  • 1. É uma campanha de recrutamento para novos membros Prime

A única maneira de aproveitar o Prime Day é sendo um membro Prime, então, mais uma vez, esse foi um grande impulso de adesão. A Amazon declarou que registrou mais novos membros Prime no último 16 de julho do que em qualquer outro dia na história do programa. Esses novos membros são ouro puro: além de pagar uma taxa anual (de US$ 119 nos EUA), os associados gastam uma média de US$ 1.400 por ano na Amazon em comparação com os não membros (US$ 600).
    iStock

    1. É uma campanha de recrutamento para novos membros Prime

    A única maneira de aproveitar o Prime Day é sendo um membro Prime, então, mais uma vez, esse foi um grande impulso de adesão. A Amazon declarou que registrou mais novos membros Prime no último 16 de julho do que em qualquer outro dia na história do programa. Esses novos membros são ouro puro: além de pagar uma taxa anual (de US$ 119 nos EUA), os associados gastam uma média de US$ 1.400 por ano na Amazon em comparação com os não membros (US$ 600).

  • 2. É uma campanha de vendas de dispositivos da Amazon

A Amazon diminuiu fortemente os preços de seus dispositivos no Prime Day, com o objetivo de fidelizar mais clientes, trazê-los para seus produtos próprios e acelerar o "flywheel". A estratégia foi bem-sucedida: quase metade de todos os compradores da Amazon terão um dispositivo conectado à Alexa (assistente virtual inteligente desenvolvida pela Amazon) depois do Prime Day 2018, e o item mais vendido mundialmente, no dia, foi a Fire TV Stick com Alexa Voice Remote. O Prime Day foi o “maior evento de todos os tempos para dispositivos da Amazon”, com grandes vendas de produtos Echo, particularmente aqueles com telas. Os consumidores da Echo são "os compradores mais fiéis e frequentes da Amazon", ao gastarem até US$ 400 por ano a mais do que os membros regulares do Prime
    iStock

    2. É uma campanha de vendas de dispositivos da Amazon

    A Amazon diminuiu fortemente os preços de seus dispositivos no Prime Day, com o objetivo de fidelizar mais clientes, trazê-los para seus produtos próprios e acelerar o “flywheel”. A estratégia foi bem-sucedida: quase metade de todos os compradores da Amazon terão um dispositivo conectado à Alexa (assistente virtual inteligente desenvolvida pela Amazon) depois do Prime Day 2018, e o item mais vendido mundialmente, no dia, foi a Fire TV Stick com Alexa Voice Remote. O Prime Day foi o “maior evento de todos os tempos para dispositivos da Amazon”, com grandes vendas de produtos Echo, particularmente aqueles com telas. Os consumidores da Echo são “os compradores mais fiéis e frequentes da Amazon”, ao gastarem até US$ 400 por ano a mais do que os membros regulares do Prime

  • 3. É um programa de treinamento sobre "como fazer compras na Amazon"

No período que antecedeu o Prime Day, a Amazon ofereceu incentivos aos compradores (um desconto extra de US$ 5 em ofertas selecionadas do dia de vendas especiais) para avaliar alguns dos recursos do aplicativo da Amazon, como visualização com realidade aumentada e pesquisa de produtos por câmera, por exemplo. A Amazon também permitiu o acesso antecipado às ofertas do Prime Day para aqueles que compraram via Alexa e até mesmo deu um crédito extra de US$ 10 para as contas Prime dos usuários novatos em compras de voz. Quanto mais canais e recursos os clientes acessam, melhor é para a Amazon, que, assim, treina compradores ativamente para interagirem de maneiras novas e diferentes.
    iStock

    3. É um programa de treinamento sobre “como fazer compras na Amazon”

    No período que antecedeu o Prime Day, a Amazon ofereceu incentivos aos compradores (um desconto extra de US$ 5 em ofertas selecionadas do dia de vendas especiais) para avaliar alguns dos recursos do aplicativo da Amazon, como visualização com realidade aumentada e pesquisa de produtos por câmera, por exemplo. A Amazon também permitiu o acesso antecipado às ofertas do Prime Day para aqueles que compraram via Alexa e até mesmo deu um crédito extra de US$ 10 para as contas Prime dos usuários novatos em compras de voz. Quanto mais canais e recursos os clientes acessam, melhor é para a Amazon, que, assim, treina compradores ativamente para interagirem de maneiras novas e diferentes.

  • 4. É uma partida omnichannel

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Neste ano, o ciclo virtuoso do Prime Day incluiu a Whole Foods, de propriedade da Amazon. Os clientes que gastaram US$ 10 na loja receberam US$ 10 para usar na Amazon no Prime Day. Os compradores que pagaram por meio do cartão Amazon Prime Rewards na loja, de 14 a 17 de julho, receberam o dobro do desconto regular: 10% de volta para uma compra total de US$ 400. Então, essa foi uma ótima forma de alimentar o volante.
    iStock

    4. É uma partida omnichannel

    O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Neste ano, o ciclo virtuoso do Prime Day incluiu a Whole Foods, de propriedade da Amazon. Os clientes que gastaram US$ 10 na loja receberam US$ 10 para usar na Amazon no Prime Day. Os compradores que pagaram por meio do cartão Amazon Prime Rewards na loja, de 14 a 17 de julho, receberam o dobro do desconto regular: 10% de volta para uma compra total de US$ 400. Então, essa foi uma ótima forma de alimentar o volante.

    iStock

    1. É uma campanha de recrutamento para novos membros Prime

    A única maneira de aproveitar o Prime Day é sendo um membro Prime, então, mais uma vez, esse foi um grande impulso de adesão. A Amazon declarou que registrou mais novos membros Prime no último 16 de julho do que em qualquer outro dia na história do programa. Esses novos membros são ouro puro: além de pagar uma taxa anual (de US$ 119 nos EUA), os associados gastam uma média de US$ 1.400 por ano na Amazon em comparação com os não membros (US$ 600).

     

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Amazon
    • Amazon Prime
    • Jeff Bezos
    • negócios
    • Prime Day
    • sucesso
    • vendas

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
      Forbes Money

      Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

    • Carreira

      México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

    Últimas Notícias

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.