As ações da Tesla caíam fortemente hoje (23), depois de uma reportagem afirmando que a fabricante de carros elétricos pediu a alguns fornecedores o reembolso de alguns pagamentos, em uma tentativa de obter lucro.
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Às 13h47 (horário de Brasília), a ação da Tesla caía cerca de 4% no pregão eletrônico Nasdaq.
A Tesla pediu a alguns fornecedores que devolvessem pagamentos feitos desde 2016, informou no domingo o “Wall Street Journal”, citando um memorando.
O documento, que segundo o jornal foi enviado por um gerente global de suprimentos, descreveu o pedido como essencial para a operação contínua da Tesla e o caracterizou como um investimento na montadora para continuar o crescimento de longo prazo.
“Fabricantes de automóveis costumam exigir cortes brutais de preços dos fornecedores para contratos futuros, mas descontos retroativos não são muito comuns, e isso é preocupante”, afirmou David Whiston, da corretora Morningstar, em nota a clientes.
A Tesla não respondeu a uma série de e-mails e telefonemas por entrevista. O “WSJ” citou a empresa confirmando que está buscando reduções de preço para projetos, alguns dos quais datam de 2016.
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O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, tuitou: “Somente os custos que realmente se aplicam ao terceiro trimestre e adiante serão contabilizados. Não seria correto aplicar economias de custo históricas ao trimestre atual”.
A Tesla tem queimado caixa enquanto aumenta a produção de seu sedã Modelo 3. Enquanto Musk diz que a empresa não precisa levantar dinheiro neste ano, analistas preveem que a fabricante de carros elétricos precisaria aumentar capital em breve.
A Tesla tinha cerca de US$ 3,2 bilhões em caixa no fim do primeiro trimestre, após ter gasto cerca de US$ 1 bilhão no trimestre.
A empresa disse que será lucrativa no terceiro e quarto trimestres deste ano. O prejuízo registrado no primeiro trimestre foi de US$ 709,6 milhões.
No mês passado, a Tesla afirmou que cortaria milhares de empregos para se tornar lucrativa de maneira sustentável, sem colocar em risco o aumento da produção do modelo 3.