A britânica Rolls-Royce avalia usar robôs inspirados em cobras e baratas para ajudar na inspeção e reparos de motores no futuro, disseram pesquisadores da empresa no Farnborough Airshow.
LEIA MAIS: Rolls-Royce planeja ingressar em mercado de táxi aéreo
O plano faz parte da tentativa da companhia de realizar a manutenção do motor na asa dos aviões.
Remover motores das asas causa interrupções em linhas aéreas, então fazer a manutenção com o motor ainda no lugar economizaria tempo e dinheiro para as aéreas, além de reduzir os custos para a Rolls-Royce como prestadora do serviço.
Em estágio inicial da tecnologia, a Rolls-Royce avalia o uso de máquinas em forma de cobra para depositar uma série de robôs em miniatura no centro de um motor para realizar inspeção visual.
VEJA TAMBÉM: Rolls-Royce venderá divisão marítima por US$ 661 mi
Os mini robôs se assemelham a pequenos besouros e são inspirados em baratas. James Kell, especialista em tecnologia da companhia, disse que eles podem ajudar a reduzir o tempo necessário para inspecionar visualmente áreas de difícil acesso do motor de horas para minutos.
“Há muitas coisas para as quais eles ainda não estão prontos, ainda há muito trabalho a se fazer para deixá-los mais maduros”, disse Kell, como trabalhar em como tirar os robôs seguramente de dentro do motor.