A empresa de transporte urbano por aplicativo Uber anunciou hoje (2) que mudou seu modelo de negócios no Brasil, extinguindo a taxa de 20% a 25% cobrada dos motoristas sobre o valor de cada corrida e adotando um sistema variável de acordo com cada viagem.
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Segundo a companhia norte-americana, o modelo vem para “trazer certeza para os motoristas parceiros”, que também vai cobrar dos usuários da plataforma valores de acordo com o tempo e distância efetivamente percorridas em cada viagem e não mais de acordo com uma estimativa prévia, feita pelo aplicativo antes de o cliente entrar no carro.
O Uber tem mais de 500 mil motoristas cadastrados em sua plataforma no Brasil.
A empresa informou, ainda, que vai manter a cobrança de preço mínimo das corridas e, “quando for o caso, o multiplicador de preço dinâmico”, que eleva os preços da plataforma quando a procura por determinada viagem, em determinado horário, é muito alta.
O diretor geral do Uber no Brasil, Guilherme Telles, afirmou que as mudanças fazem parte de “um conjunto maior de iniciativas para aumentar os ganhos de quem escolhe dirigir com nosso aplicativo, como a opção de gorjeta, que lançamos recentemente”.
Desde o ano passado, a companhia tem promovido mudanças em seu relacionamento com motoristas, usuários e autoridades públicas. Em janeiro, o presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, disse que estava focado no “crescimento responsável”, enquanto procurava encerrar uma cultura agressiva e intransigente na busca de resultados, que herdou ao se juntar no ano passado à empresa.