Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 5 regras de ouro da comunicação

5 regras de ouro da comunicação

Transmitir mensagens de forma efetiva é essencial para o bom funcionamento e sucesso da empresa

Sally Percy
20/08/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

A capacidade de se comunicar é uma das vantagens evolutivas mais poderosas que os seres humanos têm – se não a mais poderosa. Então, por que tantas vezes a dificultamos? A realidade é que a boa comunicação não é uma ciência exata – é difícil de alcançar e a diversidade natural de quase todos os públicos significa que, provavelmente, sempre haverá pessoas que simplesmente não respondem a você.

LEIA MAIS: Como pedir férias para o chefe do jeito certo

Entretanto, uma boa comunicação é essencial para o bom funcionamento e o sucesso de qualquer empresa, tanto individual quanto do negócio como um todo. Um líder precisa conhecer o seu público e aprender a se comunicar de maneira eficaz.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 regras de ouro da comunicação:

  • 1. Conheça o seu público
 
Para se comunicar com sucesso, você precisa conhecer o seu público. Quem são essas pessoas? O que elas querem? O que as motiva? Como você pode envolvê-las no debate? Só então você pode adaptar suas mensagens adequadamente. Você também precisa estar preparado para o fato de que seu público está mudando e evoluindo da mesma forma que tudo na vida está mudando e evoluindo. Não presuma que as estratégias de comunicação que funcionaram bem há dois anos ainda terão o mesmo efeito. O mundo mudou desde então, assim como a sua audiência.

    1. Conheça o seu público

    Para se comunicar com sucesso, você precisa conhecer o seu público. Quem são essas pessoas? O que elas querem? O que as motiva? Como você pode envolvê-las no debate? Só então você pode adaptar suas mensagens adequadamente. Você também precisa estar preparado para o fato de que seu público está mudando e evoluindo da mesma forma que tudo na vida está mudando e evoluindo. Não presuma que as estratégias de comunicação que funcionaram bem há dois anos ainda terão o mesmo efeito. O mundo mudou desde então, assim como a sua audiência.

  • 2. O tempo é tudo

Depois de descobrir sua audiência, o próximo passo é identificar o melhor momento para se conectar a ela. Você obterá resultados muito melhores de seus esforços de comunicação se tentar se envolver com outras pessoas no momento em que elas estiverem prontas para se envolver com você. Isso se aplica independentemente de você estar tentando se comunicar com colegas internos ou com um público externo. Por exemplo: raramente é uma boa ideia enviar uma comunicação eletrônica importante logo na manhã de segunda-feira, quando as caixas de entrada de todos tendem a ficar sobrecarregadas. Por outro lado, é sensato aproveitar ao máximo as reuniões da equipe para comunicar as principais mensagens, porque as pessoas estão atentas. Pense cuidadosamente sobre a comunicação à noite e nos fins de semana - se você enviar mensagens nesses horários, o que você está dizendo à sua equipe? Sempre que possível, salve as mensagens na sua caixa de saída e envie-as no dia seguinte ou depois das 11h da segunda-feira.

    2. O tempo é tudo

    Depois de descobrir sua audiência, o próximo passo é identificar o melhor momento para se conectar a ela. Você obterá resultados muito melhores de seus esforços de comunicação se tentar se envolver com outras pessoas no momento em que elas estiverem prontas para se envolver com você. Isso se aplica independentemente de você estar tentando se comunicar com colegas internos ou com um público externo. Por exemplo: raramente é uma boa ideia enviar uma comunicação eletrônica importante logo na manhã de segunda-feira, quando as caixas de entrada de todos tendem a ficar sobrecarregadas. Por outro lado, é sensato aproveitar ao máximo as reuniões da equipe para comunicar as principais mensagens, porque as pessoas estão atentas. Pense cuidadosamente sobre a comunicação à noite e nos fins de semana – se você enviar mensagens nesses horários, o que você está dizendo à sua equipe? Sempre que possível, salve as mensagens na sua caixa de saída e envie-as no dia seguinte ou depois das 11h da segunda-feira.

  • 3. O que você diz é menos importante do que o que outras pessoas querem ouvir


Grande parte da comunicação é baseada em: “Eu realmente preciso dizer isso aos integrantes da minha equipe/clientes/ gerentes/fornecedores”. E você, com certeza, tem. Mas o desafio é que os membros de sua equipe/clientes/gerentes/fornecedores não necessariamente serão receptivos a sua mensagem, mesmo que você os entenda como uma audiência e escolha bem o timing. Para fazer com que as pessoas respondam a sua comunicação da maneira que você quer, você precisa escrever suas mensagens com declarações que as colocam em ação. Uma boa maneira de começar é usando a palavra "obrigado". 
 
Não escreva, por exemplo, um e-mail da seguinte forma: "Sei que vocês estão ocupados, mas, por favor, tentem fazer seus relatórios ainda esta semana. O CFO continua me enviando e-mails sobre isso e está me enlouquecendo”. Em vez disso, diga: “Obrigado a todos pelo trabalho árduo. Eu não consigo dizer o quanto eu aprecio as longas horas que vocês estão dedicando para realizar esse projeto. Posso apenas pedir um pequeno favor? Poderiam tentar reservar cinco minutos de suas agendas abarrotadas nesta semana para os relatórios? Isso dará à nossa equipe ainda mais pontos com o CFO e a equipe executiva”.

    3. O que você diz é menos importante do que o que outras pessoas querem ouvir

    Grande parte da comunicação é baseada em: “Eu realmente preciso dizer isso aos integrantes da minha equipe/clientes/ gerentes/fornecedores”. E você, com certeza, tem. Mas o desafio é que os membros de sua equipe/clientes/gerentes/fornecedores não necessariamente serão receptivos a sua mensagem, mesmo que você os entenda como uma audiência e escolha bem o timing. Para fazer com que as pessoas respondam a sua comunicação da maneira que você quer, você precisa escrever suas mensagens com declarações que as colocam em ação. Uma boa maneira de começar é usando a palavra “obrigado”.

    Não escreva, por exemplo, um e-mail da seguinte forma: “Sei que vocês estão ocupados, mas, por favor, tentem fazer seus relatórios ainda esta semana. O CFO continua me enviando e-mails sobre isso e está me enlouquecendo”. Em vez disso, diga: “Obrigado a todos pelo trabalho árduo. Eu não consigo dizer o quanto eu aprecio as longas horas que vocês estão dedicando para realizar esse projeto. Posso apenas pedir um pequeno favor? Poderiam tentar reservar cinco minutos de suas agendas abarrotadas nesta semana para os relatórios? Isso dará à nossa equipe ainda mais pontos com o CFO e a equipe executiva”.

  • 4. Não confunda transmissão com comunicação
 
O dramaturgo George Bernard Shaw disse certa vez: “O maior problema na comunicação é a ilusão de que aconteceu”. E ele estava muito certo. Quantas conversas você teve no trabalho e na vida que começaram com as palavras “bem, eu disse a elas…”. Nunca se esqueça de que a comunicação real é bidirecional. É uma troca que requer feedback. Então, pegando o exemplo de e-mail acima, você poderia adicionar o seguinte comentário: “Se vocês tiverem dificuldades com o relatório, ou outros desafios com o projeto, por favor me avisem e eu farei o melhor para ajudar”.

    4. Não confunda transmissão com comunicação

    O dramaturgo George Bernard Shaw disse certa vez: “O maior problema na comunicação é a ilusão de que aconteceu”. E ele estava muito certo. Quantas conversas você teve no trabalho e na vida que começaram com as palavras “bem, eu disse a elas…”. Nunca se esqueça de que a comunicação real é bidirecional. É uma troca que requer feedback. Então, pegando o exemplo de e-mail acima, você poderia adicionar o seguinte comentário: “Se vocês tiverem dificuldades com o relatório, ou outros desafios com o projeto, por favor me avisem e eu farei o melhor para ajudar”.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Deixe o seu ego de lado


Se suas tentativas de comunicação falharem, não culpe seu público-alvo - culpe a si mesmo. Você claramente não transmitiu a mensagem de uma maneira que seu público quer ouvir, e em um momento que funcione para eles. Reflita sobre o que pode ter dado errado, para que você possa fazer melhor da próxima vez e, em seguida, siga em frente. A comunicação é um negócio aleatório e ninguém acerta o tempo todo. Faça o seu melhor e você deve descobrir que o seu público, pelo menos, aprecia isso.

    5. Deixe o seu ego de lado

    Se suas tentativas de comunicação falharem, não culpe seu público-alvo – culpe a si mesmo. Você claramente não transmitiu a mensagem de uma maneira que seu público quer ouvir, e em um momento que funcione para eles. Reflita sobre o que pode ter dado errado, para que você possa fazer melhor da próxima vez e, em seguida, siga em frente. A comunicação é um negócio aleatório e ninguém acerta o tempo todo. Faça o seu melhor e você deve descobrir que o seu público, pelo menos, aprecia isso.

    1. Conheça o seu público

    Para se comunicar com sucesso, você precisa conhecer o seu público. Quem são essas pessoas? O que elas querem? O que as motiva? Como você pode envolvê-las no debate? Só então você pode adaptar suas mensagens adequadamente. Você também precisa estar preparado para o fato de que seu público está mudando e evoluindo da mesma forma que tudo na vida está mudando e evoluindo. Não presuma que as estratégias de comunicação que funcionaram bem há dois anos ainda terão o mesmo efeito. O mundo mudou desde então, assim como a sua audiência.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • comunicação
    • dicas
    • mensagens
    • regras

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • Forbes Saúde

      Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

    Últimas Notícias

    • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

    • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • soja

      Importação de Soja do Brasil Pela China em Abril É a Menor em 10 Anos

    • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

    • Paulo Whitaker/Reuters

      Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

    • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.