Na manhã de hoje (29), PayPal, Itaú Unibanco e Rede anunciaram uma parceria no segmento digital. A partir do último trimestre deste ano, os clientes pessoa física do Itaú Unibanco e Rede (empresa de soluções de pagamento do banco) passarão a ter seus cartões de crédito vinculados à carteira digital PayPal. O acordo prevê o compartilhamento de informações das bases de dados – com autorização dos clientes – com o objetivo de elevar o nível de aprovações de compras e reduzir fraudes.
LEIA MAIS: PayPal lança cartão de débito para aplicativo Venmo
Os executivos Paula Paschoal, diretora geral do PayPal Brasil, Marcelo Kopel, diretor executivo da divisão de cartões e financiamento do Itaú Unibanco, e Marcos Magalhães, presidente da Rede, dizem que o foco inicial é na “construção” da parceria (todos os participantes, se desejarem, podem promover outras parcerias no universo digital).
Na prática, os atuais clientes do Itaú Unibanco poderão se tornar usuários do PayPal com apenas “um clique”, pois o serviço estará disponível nos portais e aplicativos da instituição financeira. Para o PayPal, que já possui atualmente uma base de 3,8 milhões clientes ativos no Brasil, o objetivo com a parceria é acrescentar, em dois anos, 1 milhão de novos usuários.
Para Marcelo Kopel, a parceria com o PayPal foi motivada “por ser uma escolha segura, que já é aceita no mercado”. Esta não é a primeira vez que a carteira digital promove parcerias do tipo. Na Europa e Estados Unidos, já há diversas iniciativas bem-sucedidas e, recentemente, na América Latina, o México foi o primeiro país a ter parceria similar à do Brasil.