O Google, em parceria com a Aclima, anunciou o lançamento global de seu novo Street View para mapear a poluição do ar. A expansão começará com 50 carros em Houston, Cidade do México e Sydney, na Austrália.
LEIA MAIS: 10 cidades mais poluídas do mundo
Os carros do Google Maps Street View serão equipados com um sensor da Aclima que fará capturas instantâneas de dióxido de carbono, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, entre outras substâncias. Essas informações poderão ser combinadas com outros dados e usadas pelos cientistas para desenvolver modelos de qualidade do ar.
A Aclima já trabalhou com o Google anteriormente em projetos relacionados à poluição na Califórnia.
Desde 2015, a iniciativa já percorreu mais de 160 quilômetros coletando mais de um bilhão de dados de diferentes pontos e mapeando a qualidade do ar nas comunidades de Los Angeles, da Baía de São Francisco e de Central Valley, produzindo um dos maiores conjuntos de informações sobre poluição atmosférica urbana já levantados.
“Trabalhamos com a Aclima para testar a tecnologia há anos e estamos empolgados com o fato de estarmos prontos para dar os próximos passos e iniciar essa nova fase: a expansão para mais lugares ao redor do mundo com a frota do Street View. Essas medições podem fornecer novos insights para acelerar os esforços na transição para cidades mais inteligentes e saudáveis”, diz Karin Tuxen-Bettman, gerente do Google Earth Outreach.
VEJA TAMBÉM: 10 países com mais, e menos, mortes por poluição
Recentemente, a poluição do ar tem sido relatada como o maior risco para a saúde ambiental na Europa, de acordo com um relatório da União Europeia. Países em todo o mundo tentaram implementar medidas para garantir que ela seja mantida sob os estritos limites estabelecidos pelo Acordo de Paris. E Frankfurt, uma das maiores cidades da Alemanha, acaba de receber uma proibição judicial sobre o diesel, em uma tentativa de conter seus níveis de poluição.