Na esteira do boom de smartphones e tablets, muitos especialistas previram que dispositivos “vestíveis”, os wearables, seriam a próxima grande novidade na tecnologia de consumo. E, até certo ponto, eles estavam certos: as remessas globais de smartwatches (relógios inteligentes) mais do que triplicaram desde 2015 e as pulseiras de rastreamento fitness são tão populares quanto acessíveis.
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No entanto, falar sobre um boom de wearables em geral não parece ser a melhor abordagem quando consideramos os números com mais detalhes. Segundo a International Data Corporation (IDC), o crescimento do mercado, até agora, foi impulsionado quase inteiramente por smartwatches e pulseiras fitness de pulso, que devem responder por 95% de todos os wearables enviados neste ano e que continuarão seu reinado no mercado até 2022.
Outros dispositivos, como o Google Glass, não conseguiram impressionar os consumidores tradicionais e desapareceram. Uma área potencial de crescimento é o segmento de fones de ouvido inteligentes, que a IDC espera crescer seis vezes entre 2018 e 2022. Dispositivos como os AirPods da Apple, que ainda não são suficientemente multifuncionais para entrarem na categoria, podem pavimentar o caminho para um nova geração inteligente desses eletrônicos, com rastreamento de freqüência cardíaca e assistentes incorporados, entre os recursos prováveis.
Veja, na galeria de fotos abaixo, o crescimento do mercado global de wearables em 2018 e o esperado para 2022:
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iStock Smartwatch
2018: 72,4 milhões
2022: 121,1 milhões -
iStock #5
Wearables
“Este é o fim dos smartphones e o início dos wearables onipresentes. Em Agosto, os executivos da Apple admitiram que o mercado dos smartphones estava a passar por um abrandamento, especialmente nos EUA, porque os consumidores estão a manter os seus iPhones numa era de melhorias incrementais nos modelos mais recentes.” -
iStock Roupas
2018: 2,9 milhões
2022: 10,5 milhões -
iStock Fones de ouvido
2018: 2,1 milhões
2022: 12,3 milhões -
Anúncio publicitário -
iStock Calçados
2018: 0,8 milhão
2022: 0,7 milhão -
iStock Outros
2018: 0,2 milhão
2022: 0,2 milhão
Smartwatch
2018: 72,4 milhões
2022: 121,1 milhões