A Via Varejo encerrou o terceiro trimestre com prejuízo de R$ 79 milhões, revertendo lucro de R$ 46 milhões de um ano antes, apesar do aumento de vendas físicas e online que vieram, contudo, ao custo de margens menores diante de uma demanda ainda fraca e ambiente competitivo no setor.
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A rede de varejo dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio registrou receita líquida de R$ 6,377 bilhões de julho a setembro, um acréscimo de 4,4% em relação ao mesmo período de 2017. As vendas ‘mesmas lojas’ subiram 4,2%. A receita contábil das lojas físicas aumentou em 5,2%.
A companhia destacou que o desempenho foi resultado de importante ganho de participação de mercado no período.
No segmento online, o Gross Merchandise Value (GMV) – montante transacionado em reais no site, incluindo operações do marketplace – faturado subiu 13,6%. O marketplace respondeu por 26,2% do total, com alta de 19,5%.
A margem bruta no terceiro trimestre, porém, ficou em 29,2%, queda de 3,56% frente ao mesmo período do ano passado, “em função de um ambiente de vendas mais desafiador e menor penetração de produtos rentáveis como o crediário e serviços”, disse a empresa.
A Via Varejo também afirmou que, no três meses encerrados em setembro, reclassificou algumas despesas trabalhistas para custo.
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O Ebitda ajustado atingiu R$ 161 milhões, com queda de 61,6%. A margem Ebitda ajustada caiu 4,33%, para 2,5% no período.
“Vale ressaltar que esse último período foi marcado por importantes implementações em sistemas críticos da companhia. São mudanças profundas, essenciais para a empresa reestruturar suas fundações. Uma vez superado o processo natural de curva de adoção e aprendizado, acreditamos que essa decisão estratégica trará evoluções significativas em produtividade e na experiência dos nossos clientes”, disse a Via Varejo.
A companhia fechou o terceiro trimestre com caixa líquido ajustado de R$ 1,625 bilhão, incluindo a carteira de recebíveis não descontados no valor de R$ 1,714 bilhão.
A rede também encerrou o período com uma variação de capital de giro positiva em relação ao terceiro trimestre de 2017, de R$ 2,462 bilhões. “Estrategicamente, seguimos com estoques elevados, financiado por nossos fornecedores, uma vez que entramos no período de maior venda da companhia, com a Black Friday e Natal.”
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O período de julho a setembro também foi marcado por aumento nas despesas com vendas, gerais e administrativas em relação a receita líquida, para 27,1% versus 26,3% no terceiro trimestre de 2017, com aumento das despesas judiciais e maiores despesas de marketing.
NOVAS LOJAS
A Via Varejo abriu 15 novas lojas no terceiro trimestre, sendo 11 no formato Smart e quatro quiosques, enquanto encerrou as operações de 23 lojas no período citando fraco desempenho operacional e financeiro. No caso dos quiosques, a empresa pretende acelerar a expansão do modelo e espera finalizar o ano com 20 unidades em função do desempenho obtido.
Também no terceiro trimestre foram abertas 44 novas Lojas Hub, totalizando 62 unidades do modelo.