A Fiat exibiu um veículo conceito que servirá de base para o desenvolvimento de futuros modelos da montadora, destronada da liderança de mercado no Brasil há cerca de três anos e agora em meio a um processo de reestruturação de seus negócios para ampliar participação na América Latina. Chamado de “Fastback“, o conceito mistura elementos de um veículo utilitário com um hatch e chamou atenção de jornalistas especializados presentes durante a entrevista coletiva da montadora realizada ontem (6) no salão do automóvel, em São Paulo.
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“Esta é a transformação que queremos para a Fiat no Brasil e na América Latina”, disse o diretor comercial da montadora italiana para o Brasil, Herlander Zola.
O conceito foi apresentado sem motorização, com linhas que lembram o estilo inaugurado pela marca em 2014, quando apresentou o então conceito FCC 4, que um ano mais tarde se transformou na picape Toro, um dos modelos mais vendidos da marca no país atualmente. A montadora faz parte do grupo FCA, que no final de junho anunciou investimento de R$ 14 bilhões na América Latina até 2022.
“Queremos que a Fiat seja a marca protagonista do desenvolvimento da FCA na América Latina e no mundo”, afirmou o presidente da FCA para América Latina, Antonio Filosa, durante a apresentação da companhia no salão.
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Atualmente, a líder de vendas de carros e comerciais leves no Brasil é a General Motors, com uma participação acumulada até o final de outubro de 17,17% ante 14,88% da Volkswagen e 13,39% da Fiat.
A Fiat tem três modelos de veículos utilitários em desenvolvimento para lançamentos a partir de 2020 e que vão pegar carona nas linhas do Fastback, afirmaram executivos da empresa. Atualmente, a Fiat não tem presença importante no segmento de SUVs, que ao lado das picapes atravessam forte crescimento no país.
No acumulado de 2018 até o final de outubro, as vendas de SUVs no Brasil somam 416,9 mil unidades, um crescimento de 26% sobre o mesmo período do ano passado ante uma evolução do mercado geral de automóveis de 13,5%, segundo dados da associação de concessionários de veículos, Fenabrave.